19
Julh

Quais são as consequências do uso incorreto de empilhadeira?

Assim como toda ferramenta de trabalho, a empilhadeira possui uma forma adequada de operação. O uso incorreto de empilhadeira pode ser prejudicial para a integridade física de colaboradores e para a conservação deste equipamento, tal como sua carga. 

Entretanto, ainda que existam treinamentos na empresa, as normas podem não ser respeitadas quando fazem uso incorreto de empilhadeira, como direção com velocidade além do limite estabelecido, manobras arriscadas ou negligência da operação.

Pela extrema relevância do assunto para as empresas, a Simaq preparou este artigo para citar quais as consequências do uso incorreto de empilhadeira. Confira!

4 problemas gerados pelo uso incorreto de empilhadeira

uso-incorreto-de-empilhadeira

Pneus gastos

A direção de empilhadeiras realizada de forma inadequada facilita a ocorrência excessiva e rápida do gasto dos pneus. Sendo assim, o equipamento perde a aderência, dificultando a realização de curvas e manobras durante a direção, possibilitando, inclusive, explosões.

Tais explosões podem ser extremamente graves em casos, por exemplo, do pneu explodir enquanto o operador eleva a carga em uma altura consideravelmente grande, podendo trazer consequências preocupantes para os funcionários.

Além disso, com a falta de preservação com os equipamentos, o custo da empresa é maior tanto para cobrir os prejuízos de materiais, quanto para socorrer funcionários em casos de acidentes.

Desgaste da trava de suspensão

Empilhadeiras utilizadas de forma incorreta podem apresentar fissuras, desalinhamentos e ter a trava de suspensão do equipamento prejudicada. A trava é um item essencial para a produtividade das máquinas e dos colaboradores, pois, uma vez empenadas, a carga pode ser danificada.

Além disso, um defeito na trava de suspensão pode trazer uma quebra durante a elevação de produtos, o que pode danificar permanentemente a carga e colocar a vida dos colaboradores em risco.

Defeitos durante a transmissão

O uso incorreto de empilhadeira pode ocasionar também prejuízos no pacote da transmissão e na conversão de torque. Tal fato pode ocorrer quando os operadores optam por empurrar a carga em vez de realizar seu carregamento corretamente.

Nesta hora, a empilhadeira assume uma lentidão gradativa, forçando até chegar ao seu limite e não conseguindo sair do lugar, especialmente em locais que possuem inclinações.

Por isso, é preciso realizar a troca e substituição de peças ou equipamentos, adotando processos que ajudem na preservação, como a manutenção preventiva.

Acidentes

Manobras indevidas e sinalização precária podem ter como consequência situações como colisão de empilhadeiras, entre outras máquinas ou com prateleiras do recinto. Além disso, prejudica o equipamento e os materiais do armazém, ameaçando o número de queda de produtos nos colaboradores e a integridade da equipe.

Empilhadeiras de qualidade para o seu negócio estão na Simaq! Somos uma empresa pioneira em aluguel e manutenção de empilhadeiras, peças para paleteiras e outros serviços. Visite nosso site e entre em contato conosco!

Links úteis:

Aluguel de paleteira rj 

Locação paleteira 

Aluguel de empilhadeira rj 

Nos siga em