04
Agost

Treinamento de paleteira: veja práticas positivas e negativas!

Em Dicas

A paleteira é uma máquina utilizada para transportar cargas em paletes ao nível do solo. Geralmente, ela é utilizada em depósitos, estoques e centros de distribuição. Por se tratar de uma máquina pesada, deve ser operada com muito cuidado e somente por profissionais habilitados. Neste caso, o operador deve passar pelo treinamento de paleteira para garantir máxima eficiência na operação. Na sequência, você confere algumas práticas positivas e negativas sobre o uso deste equipamento. Boa leitura!

Práticas positivas: passo a passo do treinamento de paleteira!

Profissional realiza treinamento de paleteira

1) Uso dos EPIs

Antes de iniciar o treinamento de paleteira, o profissional deve vestir os seus EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Os principais são: óculos de proteção, protetor auditivo, capacete de segurança, luvas de borracha e calçados fechados. Somente após estar devidamente munido de todos os equipamentos, o operador poderá iniciar o treinamento de paleteira.

2) Disposição das cargas

A disposição das cargas em ambas as patolas da paleteira deve ser feita com cuidado. As mercadorias devem ser apoiadas e equilibradas igualmente dos dois lados. Caso estas sejam mal distribuídas ou apoiadas em uma única patola, o equipamento pode tombar e, até mesmo, causar acidentes.

3) Inserção no palete

Para fazer a inserção da paleteira no palete, verifique a posição correta da abertura do palete. Em seguida, aproxime a paleteira com cuidado e insira os garfos no local indicado. Lembre-se: este equipamento pode ser utilizado em paletes de madeira, de plástico e gaiolas.

4) Levantamento e descarregamento

O treinamento de paleteira envolve, também, o levantamento da máquina e seu descarregamento. Para concluir o primeiro processo, bombeie a alavanca até levantar o palete do piso.

Ao descarregar, puxe a alavanca suavemente até o palete descer totalmente no piso. Certifique-se de que a mercadoria foi conduzida com segurança.

5) Capacidade da paleteira

Durante o treinamento de paleteira, o operador deve saber que o equipamento possui um limite de peso a ser transportado. A capacidade máxima depende do modelo de paleteira. É importante ressaltar que o limite de carga não pode ser excedido em hipótese alguma!

Práticas negativas: não faça isso durante a operação!

  • Não puxe a trava da paleteira com força;
  • cuidado para não provocar acidente aos colegas de trabalho;
  • fique atento para não danificar a paleteira, colocando-a no local incorreto do palete;
  • não faça manobras arriscadas;
  • não brinque com a paleteira;
  • não utilize o equipamento em pisos desnivelados ou com obstáculos.

Compre ou alugue paleteira com a Simaq!

treinamento de paleteira no estoque

Está em busca de venda ou aluguel de paleteira no RJ? Conte com a Simaq! Temos diversos modelos de paleteiras elétricas e manuais para você escolher. Elas são muito úteis e funcionais, e vão facilitar o transporte de materiais pesados no seu depósito!

Além disso, também trabalhamos com venda e locação de empilhadeiras, bem como temos peças e acessórios para suas máquinas de movimentação. Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Gostou deste artigo? Acompanhe o blog da Simaq e fique por dentro de todas as novidades! Veja alguns artigos que separamos para você:

 

Fechar
× Orçamento via Whatsapp