28
Outubr

Você sabe o que é sistema de armazenagem blocado?

Acima de tudo, um centro de distribuição exige uma boa estrutura de depósito de mercadorias. Nesse sentido, existem muitas soluções em logística que podem ser aplicadas dentro dos estoques para aumentar sua eficiência. Além, é claro, de maximizar a capacidade que um armazém tem de guardar os produtos em condições ideais. Um dos métodos que fazem sucesso é o sistema de armazenagem blocado. Saiba tudo sobre ele, a seguir.

Conheça tudo sobre o sistema de armazenagem blocado

Foto de armazém com sistema de armazenagem blocado

O sistema de armazenagem blocado é um dos artifícios utilizados para otimizar a área e a movimentação dentro dos estoques. Caracteriza-se por ser um sistema fechado, onde um palete é estocado no chão do almoxarifado, e depois, um por cima do outro até completar a altura máxima. Por conta disso, é possível sobrepor uma série de paletes no mesmo espaço, otimizando a área livre existente.

Organização

As cargas são empilhadas umas sobre as outras, ou seja, estocadas no próprio piso sem nenhum tipo de estrutura de suporte. Desse modo, a área de armazenagem se transforma em um bloco compacto. Essa condição permite que os paletes fiquem mais protegidos contra possíveis impactos e avarias.

Indicação

O sistema blocado é o método ideal para empresas que manuseiam muitos paletes de um mesmo produto. Sua capacidade de rápida movimentação auxilia no grande giro de estoque, além de proporcionar um consumo de curto prazo. Portanto, é a melhor opção para produtos perecíveis ou de pouca durabilidade. A exemplo, podemos citar grãos e subprodutos plásticos.

Materiais

Em geral, pode-se mesclar diversas profundidades de estantes em um sistema de armazenagem blocado. É possível utilizar planos metálicos ou de madeira para criar o complexo e facilitar a movimentação dos produtos.

Movimentação

É válido destacar que o sistema de armazenagem blocado é o LIFO (“last in, first out”). Em português, “último a entrar, primeiro a sair”. Na prática, isso representa a seguinte situação: é possível ter acesso somente ao primeiro palete da fila, já que este foi o último armazenado.

Paletes

imagem de paleteira em meio aos paletes no sistema de armazenagem blocado

A quantidade de paletes que será sobreposta no sistema de armazenagem blocado deve ser analisada minuciosamente. Em lotes pequenos, por exemplo, talvez o método não seja tão eficiente, já que pode resultar em um mau aproveitamento do espaço ocupado.

Vantagens

  • Indicado para materiais de alto giro;
  • consumo de curto período nas operações;
  • ideal para espaços pequenos;
  • promove a proteção de produtos de alto valor agregado;
  • grande densidade de armazenagem em áreas menores.

Viu como o sistema de armazenagem blocado é vantajoso? Então, se for implantá-lo no seu estoque, conte com a Simaq! Oferecemos aluguel de empilhadeira, locação de paleteira, venda de peças para paleteiras e manutenção de empilhadeiras. Caso queira estender seus conhecimentos, leia nosso blog e fique por dentro!

Nos siga em
× Orçamento via Whatsapp