26
Setembr

Por que implantar a sinalização para empilhadeira no estoque?

Em Dicas

Se você trabalha com o setor varejista e possui um grande estoque, certamente já se perguntou quais são as melhores formas de garantir a circulação das empilhadeiras. Isso pode acontecer porque um estoque bem organizado é capaz de flexibilizar as operações e torná-las mais práticas. Pensando nisso, a Simaq produziu este artigo para abordar a importância da sinalização para empilhadeira e quais são as formas que podem ser aplicadas. Prossiga a leitura e entenda como uma pequena diferença facilita o dia a dia na logística.

Sinalização para empilhadeiras: importância e modelos

imagem de sinalização para empilhadeira

Quando se fala a respeito da logística do estoque de um estabelecimento de grande porte, as empilhadeiras precisam estar presentes. Elas são responsáveis por realizar a locomoção dos produtos além de posicioná-los de acordo com regras de especificação, peso ou validade, por exemplo. Com isso, sem essas máquinas, o escoamento e posicionamento dos itens pode ficar comprometido.

Nesse sentido, conceder formas para impedir possíveis falhas durante o decorrer desses processos e demais processos é crucial. A sinalização para empilhadeiras, então, surge como um modo de solucionar essa questão, garantir a segurança do operador e facilitar a logística dentro do estoque.

Abaixo, separamos algumas formas de sinalização para empilhadeira que conseguem trazer mais agilidade para o dia a dia do estoque de sua empresa. Veja quais são elas!

Separação por ruas

Esse primeiro tipo de sinalização para empilhadeiras é comum de ser encontrado em locais onde o espaço é amplo. A ideia aqui é separar os produtos de acordo com um critério preestabelecido. Esse pode estar ligado ao tipo de origem deste, até mesmo como deverá ser consumido. O gerente de logística, no caso, será o profissional responsável por fazer essa divisão e reconhecimento de termos.

Com relação às empilhadeiras, ter as ruas separadas por letras ou números é uma grande vantagem. O operador atinge mais precisão em seu trabalho ao passo que as placas estejam em local visível. Ou seja, ele é capaz de sustentar uma carga em torno de 1 km de distância de um determinado destino e conduzi-lo até lá sem que haja qualquer erro no trajeto.

Assim, a separação das ruas colabora para que o reconhecimento do trajeto seja facilitado. O que permite que o transporte de cargas até o local onde elas devem permanecer seja feito de maneira correta.

Posicionamento de faixas

O posicionamento de faixas é entendido como uma das formas de sinalização para empilhadeira por conta de demarcar um determinado espaço para circulação. Uma vez que o estoque tenha sido separado por números, ele se torna bastante eficaz.

Em geral, as faixas delimitadoras obedecem a largura de 10 a 15 cm. Esses valores são indicados para estabelecer onde será feita a posição dos blocados, além de servirem como parâmetro para alinhar os paletes.

Além das faixas delimitadoras, que ficam próximas ao espaço onde os produtos ficam armazenados, faixas de pedestres também podem ser instaladas. Contudo, essas devem ficar posicionadas entre os corredores. Dentro do estoque, elas são eficazes para contribuir para a boa convivência entre os condutores de empilhadeiras e demais colaboradores. A ideia é que com o posicionamento dessas, então, a segurança de todos possa prevalecer.

faixas de sinalização para empilhadeira

Linhas transversais

As linhas transversais são consideradas como formas de sinalização para empilhadeira. Elas indicam as direções, denominadas “mãos”, de um dado local. Isso, assim como o posicionamento de faixas, também é eficiente para evitar acidentes.

Dessa forma, a implementação de linhas transversais também pode aderir linhas de estímulo a redução de velocidade. Ademais, também conseguem ser complementadas por expressões a exemplo de “pare”.

Aqui, vale destacar que o tipo de sinalização transversal é capaz de otimizar o espaço dentro do estoque. Para isso, é possível, até mesmo, definir a quantidade máxima de empilhadeiras que são permitidas para passar pelo local ao mesmo tempo.

Após ter lido este artigo sobre a sinalização para empilhadeira, ainda não sabe onde fazer a locação de empilhadeira? Escolha a Simaq!

Em nosso blog, encontre mais artigos a respeito deste e mais temas. Ações de segurança para empilhadeiras, como inovar na armazenagem e movimentação de materias, quais são os principais acessórios de segurança para empilhadeiras e as melhores ferramentas para gestão de estoque estão lá esperando por você! Não deixe de conferir!

Nos siga em
× Chamar no WhatsApp!