01
Novembr

Qual a função do processo de paletização no estoque?

O processo de paletização é imprescindível para uma boa gestão de estoque. Com ele, inúmeros procedimentos são acelerados e otimizados. Além disso, muitos custos são reduzidos. Entretanto, poucos gestores conhecem a melhor maneira de implantar a estratégia e quais são todos os benefícios dela. Por conta dessa incompreensão, inúmeros prejuízos são gerados.

Para que essa temática deixe de ser tão desconhecida, a Simaq elaborou este artigo. O nosso objetivo é que você entenda todos os elementos fundamentais do processo de paletização. Assim, os principais pecados na gestão do estoque serão evitados e sua empresa aumentará o índice de lucratividade. Confira!

Processo de paletização: o que você precisa saber?

 

Finalidade do método

O processo de paletização consiste na armazenagem de produtos do estoque de forma compacta, por meio de paletes. Ele ajuda a facilitar o transporte da carga dentro e fora do depósito. Além disso, a paletização ajuda a tornar o estoque mais seguro e adequado, com menos riscos de avarias.

 

Esses aspectos ajudam a reduzir os custos de armazenagem e aperfeiçoam a logística de entrega. Dessa forma, a gestão do estoque se torna mais adequada e com menos margens de erro.

Benefícios

A principal vantagem é a verticalização do estoque. Com ela, os produtos são arrumados de forma mais simplificada e com menos riscos de danos. Esse aspecto ajuda a aumentar a disponibilidade de espaço no seu armazém. Além disso, a verticalização possibilita que a movimentação de itens seja feita com mais eficácia. Afinal, ela possibilita o uso de empilhadeiras na tarefa.

 

Outro ponto positivo é o aumento da produtividade da equipe, já que o manuseio de itens é feito com facilidade. Assim, os funcionários terão disponibilidade para realizar mais tarefas, com menor gasto de energia. Isso faz com que a satisfação dos colaboradores se torne maior, o que é imprescindível para diminuir a rotatividade. Também é importante considerar que deixar de carregar caixas pesadas pode ser um grande benefício para a saúde de funcionários.

É válido ressaltar também que esse processo é facilmente adaptável e é possível realizá-lo para os mais diversos segmentos. Ou seja, ele ajuda a controlar e organizar o estoque de diversos tipos de produtos.

Cuidados necessários

Para extrair todo o potencial desse método, é fundamental tomar alguns cuidados. O primeiro deles é ter atenção às características dos paletes e dos seus produtos. É fundamental escolher um palete que seja adequado para o seu tipo de estoque. Certifique-se também de escolher materiais resistentes. Assim, diversos problemas serão evitados.

Outro aspecto que não deve ser ignorado é a higienização, principalmente para empresas do ramo alimentício. Caso contrário, a conservação dos produtos será muito prejudicada e os prejuízos desse descuido serão grandiosos. Por isso, mantenha sempre o estoque e os paletes limpos e sob temperatura adequada para evitar fungos e cupins.

É essencial também escolher a empilhadeira correta. Atualmente, é possível encontrar diversos modelos no mercado, com garfos moldáveis para o melhor encaixe no palete. Dessa forma, se tornam menores as chances de acidentes e o trabalho fica mais produtivo. Portanto, procure por empilhadeiras que trabalham com o padrão PBR. Seguindo essas precauções, você terá um estoque muito mais organizado. Todos esses fatores ajudam a tornar a sua gestão mais fácil e lucrativa.

Se você gostou de conhecer sobre o processo de paletização e deseja implantar a estratégia, conte com a Simaq. Trabalhamos com a venda e aluguel de empilhadeira e paleteiras. Também temos serviços de manutenção de empilhadeiras e venda de acessórios e peças. Estamos no mercado há quase 30 anos e contamos com colaboradores altamente qualificados. Entre em contato para saber mais sobre o nosso trabalho!

Fechar
× Orçamento via Whatsapp