26
Setembr

Quais são os principais cuidados com empilhadeiras?

Em Dicas

Para diminuir os custos com a manutenção de empilhadeiras, alguns cuidados tornam-se essenciais. Desse modo, eles atuam como um recurso para prolongar a vida útil desses maquinários e como forma de reduzir gastos desnecessários. Pensando nisso, a Simaq preparou este artigo para que você conheça os principais cuidados com empilhadeiras! Boa leitura.

5 cuidados com empilhadeiras que são indispensáveis

Antes de falarmos a respeito dos cuidados com empilhadeiras, é preciso falar sobre os operadores dessas máquinas. Ainda que não seja necessário nível superior para cumprir a tarefa, esse profissional precisa ser submetido a uma série de exames para o exercício da atividade. Portanto, para que sejam cumpridas as regras, ele deve passar por um treinamento. A partir dos conhecimentos adquiridos, o operador será capaz de identificar as possíveis falhas do sistema operacional das empilhadeiras e como proceder diante delas. Por conta desse fator, ele é considerado uma figura muito importante.

Abaixo separamos algumas cautelas que devem ser tomadas para aumentar a vida útil das empilhadeiras.

checagem de máquina e cuidados com empilhadeiras

1. Checagem da máquina

O primeiro ponto da nossa lista de cuidados com empilhadeiras precisa ser feito antes de iniciar o tráfego. A checagem, nesse sentido, consiste em conferir se todos os aparatos necessários estão corretos. Esses, por sua vez, podem ser desde os equipamentos de proteção individual, EPI, até mesmo o estado dos pneus.

Visto que a checagem é feita momentos antes da empilhadeira ser posta em movimento, o operador é o profissional adequado para procedê-la. Apenas com ela é possível confirmar que todos os equipamentos estarão em mãos caso haja algum imprevisto.

2. Temperatura e umidade

Como as empilhadeiras operam em um local onde são depositados os produtos, por vezes a questão da temperatura e umidade pode passar despercebida. Entretanto, para garantir o bom desempenho das empilhadeiras, elas precisam ser consideradas. Um dos cuidados com empilhadeiras que podem ser tomados é evitar que os maquinários sejam expostos ao contraste entre temperaturas. Apenas assim o bom estado dos componentes das empilhadeiras pode ser conservado.

3. Manutenção preventiva

Nosso terceiro ponto sobre os cuidados com empilhadeiras, mas não menos importante que os anteriores, é a manutenção preventiva. Ela, tal qual os outros, previne que a empilhadeira apresente defeitos. Entretanto, para que surta efeitos é fundamental cumprir com os prazos especificados pelo fabricante do material.
Durante a manutenção, são verificados itens das empilhadeiras. Alguns deles são:

  • cilindros;
  • pneus;
  • sistemas de arrefecimento e freio;
  • bateria.

imagem de empilhadeira sendo manuseada

4. Qualidade do combustível

Ter atenção ao combustível utilizado também é um dos cuidados com empilhadeiras. Assim como nos carros, o uso de um produto de qualidade para o abastecimento, desempenha melhor performance. Logo, o artefato ideal também é capaz de conceder maior durabilidade e contribui para o consumo eficiente.

5. Tráfego consciente

Em quinto lugar dos cuidados com empilhadeiras, está o tráfego consciente. Ele diz respeito a como é feito o transporte dentro do estoque. Portanto, algumas medidas precisam ser tomadas pelo operador de forma a diminuir o risco de acidentes com as empilhadeiras. Dentre elas, algumas são:

  • não trafegar com os garfos erguidos;
  • sinalizar no momento certo;
  • andar com a torre da empilhadeira inclinada para trás;
  • ter atenção à pista.

Gostou do nosso artigo que tratou os cuidados com empilhadeiras? Em nosso blog, você pode encontrar outros a respeito deste e mais temas para enriquecer seu conhecimento. Não deixe de conferir a importância da luz de segurança e como funciona a manutenção e reforma de empilhadeiras!

Nos siga em
× Chamar no WhatsApp!