11
Setembr

Quais são os principais componentes de paleteiras?

Em Dicas

As paleteiras são grandes facilitadoras no que diz respeito ao dia a dia de operações logísticas em estoques. Elas podem ser manuais ou elétricas e, devido a isso, cada modelo se adapta de uma forma dentro do local. Contudo, conhecer os componentes de paleteiras é fundamental para saber como cada um contribui para a funcionalidade. Neste artigo, a Simaq os separou! Continue a leitura e conheça-os.

5 componentes de fundamentais de paleteiras

Existem dois tipos principais de paleteiras: manuais e elétricas. Esses modelos são largamente utilizados dentro de ambientes internos. No entanto, a paleteira manual tem um raio de giro menor do que a elétrica, devido ao seu tamanho. Tendo em vista todos esses pontos sobre as paleteiras, separamos os principais componentes de paleteiras a seguir. Confira!

Carcaça

Pode-se denominar carcaça toda a estrutura metálica que compõe as paleteiras. Em geral, ela é feita de aço ou alumínio. Esse fator contribui para que sirva como forma de proteção a todos os itens que se encontram no interior dos maquinários. Quando a paleteira é elétrica, a carcaça tem a função de proteger todas as conexões elétricas.
Algo importante a destacar é que a carcaça pode ser encontrada em diferentes cores e também pode ser chamada de “chassi”.

imagem de paleteira vermelha

Freios

Freios só são encontrados em paleteiras elétricas. A paleteira manual não possui tal componente. Dentre os disponibilizados para as ferramentas elétricas, podemos encontrar o freio de emergência e o freio regenerativo. O de emergência é acionado ao abaixar ou levantar totalmente o timão. Serve para ações rápidas de proteção. Já o regenerativo é aplicado automaticamente ao soltar o acelerador. Assim como em carros elétricos, o freio gera energia para a bateria.

Timão

Tendo em vista que já falamos sobre a carcaça e freios, o timão não poderia faltar. Ele é como um volante das paleteiras e é primordial para o controle da direção do veículo. Com a finalidade de manter a vida útil desse, não é recomendado que se use força excessiva sobre ele. Ficar sujo por muito tempo também é prejudicial para sua durabilidade.

Sistema de elevação

Na paleteira manual, o sistema é de macaco hidráulico. É semelhante àqueles utilizados em automóveis, comuns em oficinas mecânicas.

Na paleteira elétrica, é utilizado o sistema motor-bomba. Ele é responsável por enviar óleo sob pressão até o cilindro hidráulico.

Garfos

Por último, mas não menos importante, em nossa lista de componentes de paleteiras estão os garfos. Eles são conhecidos como braços, pois são a parte das paleteiras onde os materiais são carregados. Os garfos das paleteiras encaixam-se a uma estrutura de estrados de madeira que tem a finalidade de estabilizar quaisquer produtos. Dessa forma, se torna possível realizar o transporte dentro do estoque.

paleteira sustentando caixas

Onde comprar ou alugar uma paleteira?

Se você gostou do nosso artigo sobre os componentes de paleteiras e deseja comprar ou alugar uma paleteira para sua empresa, não deixe de conhecer a Simaq! Trabalhamos com a venda de peças de paleteiras! Em nosso blog, confira dicas de como operar uma paleteira manual e como a paleteira pode participar da gestão de estoques e armazenagem. Entre em contato conosco!

Nos siga em
× Chamar no WhatsApp!