23
Agost

O que é planejamento de distribuição na logística?

Em Dicas

O planejamento de distribuição, conhecido como DRP, é uma das ferramentas de logística fundamentais para garantir organização na empresa. Quando esse conceito é bem aplicado, inúmeros prejuízos são evitados. Além disso, as chances de fidelizar clientes se tornam muito maiores.

Considerando essas vantagens, a Simaq elaborou este artigo para te ajudar a realizar o planejamento de distribuição. Conhecendo a importância do procedimento será muito mais fácil realizar o gerenciamento de estoque do seu negócio. Confira!

Conheça as principais características do planejamento de distribuição

características do planejamento de distribuição

O que é?

O planejamento de distribuição consiste na coleta e registro de informações relacionadas às operações logísticas. O intuito da ação é elaborar previsões das necessidades futuras de estoque. Assim, a distribuição dos produtos é realizada de forma mais organizada e a demanda é atendida. Portanto, o DRP garante que a reposição dos produtos seja feita sempre quando necessário.

Quais os benefícios do planejamento de distribuição?

Esse procedimento é vantajoso para todas as partes envolvidas na transação de um item, porque gera equilíbrio entre o consumo e armazenagem. Com o DRP, o fornecedor define a quantidade de objetos que deverão ser entregues aos varejistas com mais precisão. Isso é muito importante para reduzir o acúmulo de depósito que gera prejuízos. Com esse capital, o fabricante pode fazer outros investimentos na empresa. Além disso, o estoque de segurança pode ser realizado com base nesses dados.

O benefício para o varejista é o fim do processo de ruptura. Evitando esse problema, as vendas e o número de clientes aumentam rapidamente. Além disso, não ocorre o excesso de mercadorias, o que reduz o número de promoções.

O comprador também aproveita essas vantagens, já que o serviço melhora por conta da disponibilidade contínua do produto. Afinal, nenhum consumidor gosta de lidar com uma demanda não atendida. Esses fatores são fundamentais para melhorar a imagem de uma empresa e fidelizar clientes. A razão para isso é o aumento da confiança do usuário na eficiência de determinado negócio.

Como é realizado?

O planejamento de distribuição é feito por etapas. Na primeira, é realizado um levantamento da quantidade de produtos disponíveis nos pontos de venda e no centro de distribuição. Com base nisso, as recomendações de quando, quanto e como as mercadorias serão enviadas são feitas. Os principais procedimentos que servem como referência para esses dados são as frequências de entrega, ordens de compra e lead time.

Na segunda etapa as estratégias para manter o abastecimento do mercado são traçadas. Logo, o setor de logística define quais são as ações que devem ser feitas de acordo com cada região. Nesse caso, itens como a quantidade de mercadorias e a mão de obra necessária são estabelecidos. Também são definidos os produtos que precisam de mais investimento e o planejamento do transporte.

planejamento de distribuição física

Na terceira parte do planejamento de distribuição é feita uma análise do cenário da organização. Aqui podem ser traçadas metas para que o equilíbrio perfeito entre a produção e distribuição dos produtos seja atingido. Lembre-se de que o DRP é fundamental para regularizar os processos de produção e entrega. Portanto, qualquer empresa deve realizá-lo se deseja reduzir custos e prevenir faltas de mercadorias.

Organize o seu estoque com a Simaq

Além de fazer o planejamento de distribuição, você pode adquirir equipamentos para tornar a gestão do estoque ainda mais simples. As Paleteiras e Empilhadeiras são as principais máquinas que auxiliam nesse processo. A Simaq é uma das pioneiras nesse mercado, com quase 30 anos de experiência. Além da venda, fazemos o aluguel de empilhadeiras. Entre em contato com a gente para fazer a aquisição das ferramentas e potencializar a organização da sua empresa.

 

Nos siga em