28
Outubr

5 dicas úteis para organizar o depósito de material de construção

Em Dicas

O estoque de qualquer empresa deve ser um ambiente organizado, identificável, iluminado, limpo e de fácil localização. Afinal, tudo o que você está estocando é o seu dinheiro em forma de materiais ou produtos. Portanto, o armazém deve ser planejado com muito cuidado para que seja realmente eficiente para a gestão. Veja 5 dicas úteis para organizar seu depósito de material de construção de modo simples, rápido e fácil.

Dicas de organização do depósito de material de construção

madeira estocada em depósito de material de construção

1- Faça um levantamento de dados

Em primeiro lugar, é necessário fazer um levantamento de tudo o que está no seu depósito de material de construção.

O ideal é listar quais são os produtos, número exato de unidades e valor de cada item. Caso os produtos tenham prazo de validade — como é o caso das tintas — , inclua também neste levantamento as datas de vencimento dos produtos.

Essa listagem será o seu primeiro controle de estoque, que pode ser informatizado ou em planilhas manuais. O importante é ter anotado todos os produtos. Para isso, crie divisões por categorias de produto, tipos e medidas.

2- Preze pela higiene

O depósito de material de construção deve ser um local iluminado, arejado e limpo. Afinal, a qualidade dos produtos oferecidos é afetada diretamente pelas condições do local. Caso não esteja devidamente limpo, o ambiente pode ocasionar danos às mercadorias, além de mofo e poeira excessiva. O recomendado é que, pelo menos uma vez por semana, todo o estoque seja higienizado.

3- Defina áreas específicas

Quando se trata de depósito de material de construção, é fundamental definir uma área de separação e uma área de carregamento em locais diferentes. Esses espaços devem ser explicitamente identificados para evitar que produtos separados na expedição sejam vendidos novamente para um outro cliente.

4- Organize os produtos

Dentro de um depósito de material de construção, é recomendado alinhar os produtos com a parte frontal virada para a frente. Além disso, é essencial deixar as peças mais novas no fundo e as mais antigas na frente. Isso impede que os funcionários esqueçam os produtos que tenham a validade vencida.

Outra dica importante é organizar os produtos de acordo com a demanda da loja. Por exemplo, os produtos mais vendidos devem ficar na parte da frente ou nas extremidades das prateleiras para uma fácil reposição!

5- Estoque itens certos na expedição

dois homens carregando saco de cimento

Produtos pequenos, como parafusos, trenas e lâmpadas, devem ser colocados no estoque em caixas com abertura para facilitar a busca. Além disso, devem ser alocados nas gôndolas para propiciar o autoatendimento.

Por fim, produtos básicos que têm grande volume de venda devem ser estocados diretamente na expedição, próximos ao pátio de manobra e carregamento. É o caso dos tijolos, telhas, argamassas, cimento, cal, areia ensacada e madeiras.

Agora que você sabe como organizar seu depósito de material de construção, conte com os equipamentos certos para te ajudar nessa tarefa. A Simaq oferece aluguel de empilhadeira e locação de paleteira, dois instrumentos indispensáveis na gestão de qualquer estoque! Além disso, também vendemos peças para os maquinários e realizamos sua manutenção.

Por fim, não deixe de acompanhar as últimas notícias do nosso blog! Veja nossos últimos artigos que podem ser úteis para você: por que implantar a sinalização para empilhadeira no estoque e principais cuidados com empilhadeiras.

Nos siga em
× Orçamento via Whatsapp