30
Mai

Operador de empilhadeira: saiba tudo sobre a profissão

O constante processo de verticalização dos estoques mudou a organização dos centros de distribuição. Hoje, a necessidade do uso de empilhadeiras para alocar cargas em locais altos e de difícil acesso demanda o talento de profissionais qualificados. Nesse cenário, uma profissão específica decolou no mercado de trabalho: operador de empilhadeira. Conheça mais sobre o ofício e todas as suas características neste artigo da Simaq. Confira, a seguir.

Operador de empilhadeira: conheça agora!

Definição

Definição do operador de empilhadeira

O operador de empilhadeira é o profissional responsável por operar um veículo industrial que movimenta grandes volumes de cargas. O trabalho envolve o manuseio, armazenamento e transporte de mercadorias em paletes, seja dentro ou fora do estoque. Certamente, o profissional pode atuar em centros de distribuição e empresas de vários segmentos, como metalúrgicas, alimentícias, logísticas etc.

Importância

A presença de um operador de empilhadeira é fundamental para garantir otimização de tempo e espaço dentro dos armazéns. Além disso, transporta com o cuidado necessário materiais valiosos ou pesados, incluindo produtos alimentícios e industriais. Em geral, os setores que mais precisam deste profissional são expedição, produção e almoxarifado.

Atividades

  • Condução da empilhadeira;
  • transporte de materiais dos paletes;
  • carga e descarga de veículos;
  • manutenção básica das máquinas;
  • estudo do estoque;
  • solicitação de abastecimento;
  • controlar a movimentação interna de mercadorias;
  • identificar locais corretos para os produtos.

Características

Características do operador de empilhadeira

O operador de empilhadeira deve dispor de algumas características para realizar seu trabalho de forma satisfatória. Por exemplo, ser responsável, cuidadoso e paciente são atributos fundamentais.

O uso incorreto de empilhadeiras causa graves consequências, seja para o operador ou para a empresa. Por isso, o funcionário deve ter atenção constante com o que acontece ao seu redor, além de possuir habilidade de dirigir em situações críticas. Ser capaz de agir com rapidez e agilidade e ter senso de organização são grandes diferenciais.

Conhecimento

Além das características pessoais, é indispensável que o operador de empilhadeira tenha bom conhecimento sobre a máquina. Estudar as normas de segurança e aplicá-las no seu dia a dia é fundamental para evitar acidentes graves. A movimentação de produtos químicos, cargas perecíveis e materiais frágeis exige domínio das estruturas de armazenagem. Além disso, o colaborador deve conhecer métodos de controle de estoque e conferência de documentos.

Formação

O operador de empilhadeira deve realizar um curso técnico específico para a função. Em suma, o treinamento dura entre 30 e 40 horas. Somente pessoal qualificado é autorizado a realizar tal tipo de atividade. Além da qualificação, o cargo exige ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) habilitada para a categoria B (carro).

Formação do operador de empilhadeira

Gostou do nosso artigo sobre a profissão do operador de empilhadeira? Então, aproveite a visita e conheça nosso blog! Lá, já abordamos assuntos interessantes, como o que é equipamento de proteção individual do operário, como operar perfeitamente uma paleteira manual e dicas para evitar acidentes com empilhadeiras.

A Simaq é uma empresa especializada em aluguel de empilhadeira, paleteira e transpaleteira. Trabalhamos com os melhores equipamentos do mercado para auxiliar no trabalho do seu centro de distribuição. Entre em contato e peça já seu orçamento!

Nos siga em
× Orçamento via Whatsapp