01
Abri

Como realizar a movimentação de estoque e evitar estagnação

Seja você um grande empresário ou um lojista iniciante, realizar a movimentação de estoque é uma das prioridades. Isso porque só a ideia de ter um espaço de armazenamento estagnado já é assombrosa por natureza! Quando produtos ficam parados, sem destino, isso pode se tornar uma dor de cabeça para a gestão empresarial. Para resolver o problema, a Simaq preparou este artigo exclusivo. Leia até o final e veja todas as dicas que separamos! Boa leitura!

Maneiras eficientes de realizar a movimentação de estoque

eficiência na movimentação de estoque

Antes de chegarmos às dicas, é preciso conhecer muito bem o público-alvo da empresa. Destacamos este recado das outras dicas por ser grandemente necessário e indispensável. Além disso, a gestão empresarial precisa sempre ter um registro das maiores vendas. Esse entendimento ajuda na hora de solicitar produtos com o fornecedor em grandes quantidades – ou não realizá-lo por uma medida de segurança.

Se o controle fugiu à ordem, não se preocupe! Ainda existem maneiras de colocar a movimentação de estoque em dia e não abrir falência. Acompanhe as dicas rápidas que separamos para este artigo. Saia dessa situação e dê a volta por cima com o negócio!

Organização

Primeiro de tudo, uma boa organização. Para a movimentação de estoque, é preciso ter controle do tempo de permanência de cada produto. Aqueles que começam a ficar mais tempo podem receber estratégias de venda bem elaboradas, como liquidações. Organize de maneira que os mais antigos fiquem mais visíveis que os mais novos. Essa é a dica para ter uma visão daqueles que possuem pouca e muita saída.

Fornecedores

Se a movimentação de estoque estiver muito lenta e nenhuma estratégia funcionando, converse com os fornecedores dos seus produtos. Se possível, ofereça uma substituição daquelas mercadorias que são estagnadas por produtos com alta procura. Essa é uma maneira de ajudar os três lados: fornecedores, sua loja e o cliente final.

Liquidações

Os clientes amam promoções e liquidações, e essa é uma forma de não deixar o estoque estagnar. Abaixando os preços dos produtos mais estacionados e realizando estratégias de divulgação, rapidamente os clientes são atraídos. Outra dica é buscar produtos com grande saída e propor promoções para o cliente levar mais um produto – aquele mais estagnado.

Visibilidade

Como dito anteriormente, organizar os produtos de forma que fiquem sempre visíveis é indispensável. Seja para movimentação de estoque ou diretamente na vitrine e prateleiras, cuide da disposição das mercadorias. Procure evidenciar aqueles mais parados ou com vencimento próximo, fazendo o ciclo girar e os mais novos terem saída no momento certo. Um produto mal posicionado e iluminado pode ser também o motivo de pouca saída.

Controle periódico

Controlar o estoque com frequência é essencial. Impor uma regularidade para isso, bem como registro dos produtos que estão armazenados, pode ser a maneira de gerar movimentação de estoque. Esse controle é necessário para saber a taxa de venda ou estocagem de cada mercadoria, evitando futuras estagnações.

Avaliação

Não deixe de realizar o diagnóstico do estoque. É uma tarefa complementar a todas as outras citadas anteriormente. Essa análise ajuda a entender os motivos de estagnação de cada produto. Preços altos, como está posicionado na loja, compra exagerada com fornecedor, etc. Esses questionamentos levantados são essenciais para a movimentação de estoque e toda a gestão empresarial.

O que um estoque precisa?

formas de fazer movimentação de estoque

O uso de máquinas pode ajudar na organização e movimentação de estoque. Por isso, pense sempre em ter à disposição empilhadeiras e paleteiras. São equipamentos essenciais para a locomoção de mercadorias dentro de armazéns.

Conte com a Simaq!

A Simaq oferece há mais de 30 anos a venda e aluguel de empilhadeira, venda de empilhadeira e locação de paleteira. Para solicitar um orçamento, você pode entrar em contato conosco agora mesmo! Coloque já em prática as dicas para movimentação de estoque e veja seu negócio crescer novamente!

Fechar
× Orçamento via Whatsapp