17
Janeir

Passo a passo para montar uma distribuidora

Que o povo brasileiro faz uma boa estocagem de bebidas para animar as festas, isso todos já sabem. E não só de bebida alcoólica se sustenta uma confraternização, claro. No país, bilhões de litros de refrigerantes também são vendidos anualmente. Seja para festas, dispensa de casa ou comércio, os centros de distribuição são sempre movimentados. Se você deseja empreender no segmento, saiba como montar uma distribuidora. A Simaq, mestre em gestão de estoque, separou as melhores dicas neste novo artigo.

Como montar uma distribuidora

montar uma distribuidora

Negócio

São mais de 10 bilhões de litros para cervejas e 12 bilhões para refrigerantes, por ano. Entre as bebidas alcoólicas, Brasil é o quarto maior mercado de consumo. Perdemos apenas para China, Estados Unidos e Alemanha. Já para o mercado de refrigerante, estamos em terceiro. Abaixo de Estados Unidos e México. Ou seja, quem planeja montar uma distribuidora de bebidas, facilmente ganhará apreço e um público fiel.

Documentação

Para todo empreendedor, independentemente do porte, existe uma documentação necessária. Portanto, para iniciar o processo de montar uma distribuidora, esteja de acordo com a lei. Defina a sociedade da empresa, bem como o nome e o contrato social; faça o registro na Junta Comercial da cidade; na Receita Federal, obtenha o CNPJ; não esqueça do registro na Secretaria da Fazenda e Sindicato Patronal; para conseguir o alvará de localização, inscreva-se na Prefeitura.

Investimento

O investimento principal para montar uma distribuidora está concentrado na compra do estoque de bebidas. Além, é claro, nas construções necessárias para estrutura do imóvel e veículos para entregas. O valor pode assustar inicialmente, mas o retorno é garantido. Para evitar gastos supérfluos ao montar uma distribuidora, confira nosso check-list de itens necessários a seguir:

– depósito para estocar as bebidas e demais produtos;
– escritório e área dedicada ao atendimento;
– balcão para atendimento;
– empilhadeiras para correto transporte das bebidas;
– computador para dinamizar o controle de entradas e saídas;
– engradados, freezers e geladeiras;
– impressora tradicional e uma fiscal, além do telefone;
– veículo adaptado para realizar as entregas.

Localização

Fazer uma análise da melhor localização para montar uma distribuidora influencia diretamente no lucro. O imóvel precisa dispor de espaço suficiente para estoque, administração e atendimento. Lembre-se: a teoria não é embasada em “quanto maior, melhor”. Na verdade, quanto mais aproveitamento inteligente de espaço, melhor. Além disso, pontos estratégicos podem facilitar as vendas. Ruas movimentadas, regiões praianas ou bairros mais festivos, ou, pelo menos, de fácil acesso para carros e transporte público.

Gestão

gestão para montar uma distribuidora

Outro item importante que está incluso nos processos de montar uma distribuidora, a gestão entra em jogo. Buscar por fornecedores de bebidas e manter o bom relacionamento é o principal para vida útil do empreendimento. Além disso, a qualificação de profissionais possui extrema importância. Tanto os que lidam com a organização e atendimento do espaço, quanto os responsáveis pelas entregas.

Ainda sobre a gestão, é muito importante organizar corretamente o estoque. O aluguel de empilhadeira é a melhor opção para manter as mercadorias em ordem. Conte com a Simaq. Somos uma empresa de aluguel de empilhadeira no rj com anos de experiência no mercado. Oferecemos manutenção de empilhadeiras, peças para paleteiras, aluguel de transpaleteira e muito mais. Melhores maneiras para você montar uma distribuidora de bebidas. Entre em contato e solicite já o orçamento.

Nos siga em