21
Setembr

Dá para melhorar a produtividade do armazém gastando pouco?

A gestão do armazém é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas nos dias de hoje. Muito além da simples organização das mercadorias, é necessário executar um plano de trabalho muito bem planejado. Por envolver diversas partes (fabricantes, distribuidores, lojas e consumidor final), melhorar a produtividade é um item essencial para o fluxo saudável das demandas.

Passo a passo para melhorar a produtividade do armazém

métodos para melhorar a produtividade

Para gastar pouco com melhorias para o armazém, entende-se que os maiores custos estão no acondicionamento e movimentação dos produtos. Na maioria das vezes o orçamento precisa cobrir o aluguel do espaço, mão de obra, compra ou aluguel de máquinas de movimentação e etc. Por essa razão, é preciso avaliar três pontos importantes dentro do empreendimento para investir o necessário. A seguir, a SIMAQ traz os aspectos indispensáveis para melhorar a produtividade e garantir a rentabilidade.

Espaço

melhorar a produtividade: espaço

O elemento chave para melhorar a produtividade do armazém está no espaço. A entrada e saída de produtos precisam ser fluidas e sem possíveis congestionamentos. Para isso, é necessário planejar e organizar todos os espaços disponíveis dentro do ambiente. O layout, ou seja, a disposição dos elementos influencia diretamente na estrutura administrativa da empresa. Pode gerar muito lucro ou, em contrapartida, deixar o negócio no vermelho.

Para dinamizar o processo de planejamento, melhorar a produtividade e evitar gastos supérfluos, alguns passos devem ser tomados. Os processos de endereçamento, características e popularidade do produto são indispensáveis. Utilize-os para guardar, organizar e, claro, armazenar. Alinhado a esses processos, a disposição deve ser pensada a fim de facilitar a movimentação eficiente, otimização do espaço e equilíbrio operacional.

Mão de obra

Cuidar dos profissionais envolvidos com o armazém dita o caminho para o sucesso do empreendimento. Os processos são bem executados quando os colaboradores recebem capacitação por parte da empresa. Por essa razão, assegure-se que todos possuam habilidade nas tecnologias utilizadas. É preciso ter noção de conversação dos produtos, controle de chegadas e saídas, aptidão em movimentar as mercadorias e etc.

Muitos armazéns designam equipes específicas para a área de tecnologia, mas isso não tira a importância da capacitação de todos. Todas as prevenções são necessárias para melhorar a produtividade e evitar quaisquer probabilidades de prejuízo. O profissional com conhecimentos certificados são 20% mais eficientes. Cabe, nesse caso, um incentivo para os colaboradores alcançarem suas metas. É positivo e lucrativo para todas as partes envolvidas.

Tecnologia

melhorar a produtividade: tecnologia

Nos tempos atuais a tecnologia é indispensável para a execução rápida, eficiente e garantida de determinados procedimentos. Existem equipamentos essenciais para uma boa logística objetivados em melhorar a produtividade de todos os setores do armazém.

O mercado disponibiliza diversos sistemas que contribuem para boa organização do armazém. O WMS, que em português é conhecido por Sistema de Controle de Armazém, controla transportadores e sistemas de triagem. Para quem deseja mais tecnologia, a identificação por radiofrequência possibilita gestão no inventário a qualquer momento. Todos os dias são lançados métodos eficazes para melhorar a produtividade e até mesmo a logística de entrega.

Empilhadeiras

Os procedimentos supracitados são eficientes, mas podem gerar gastos maiores. Para melhorar a produtividade sem gastos exorbitantes e garantir o bom fluxo do trabalho, as empilhadeiras são indispensáveis. A SIMAQ tem anos de experiência no mercado e oferece a tecnologia que seu armazém precisa. São serviços como aluguel de empilhadeira, manutenção de empilhadeiras, peças para paleteiras, aluguel de transpaleteira e muito mais.

Navegue pelo nosso site e peça já o seu orçamento. Estamos aguardando para melhor lhe atender.

Nos siga em