31
Janeir

Principais máquinas e equipamentos para movimentação de carga

A movimentação de carga é uma técnica utilizada para transportar objetos por meio de máquinas, equipamentos e esforço manual. Essa operação implica diversos cuidados com a mercadoria transportada, principalmente em relação à sua fragilidade, dimensão e peso. Portanto, a escolha dos maquinários certos é primordial para uma boa gestão de estoque. Leia este artigo da Simaq até o final e confira os principais mecanismos industriais utilizados para essa finalidade.

6 máquinas e equipamentos para movimentação de carga

1- Empilhadeiras

empilhadeira para movimentação de carga

As empilhadeiras são veículos industriais utilizados para movimentação de carga na horizontal e na vertical. Elas devem transportar as mercadorias paletizadas. O maquinário possui garfos que facilitam o transporte de cargas pesadas e permitem que o operador empilhe vários itens de uma única vez.

As empilhadeiras podem ser elétricas, manuais ou à combustão. Entre seus atributos, podemos citar a habilidade de superar curvas e rampas, velocidade de elevação e descida e estabilidade estática com máxima carga.

2- Transelevadores

Os transelevadores são robôs desenvolvidos para o armazenamento automático em paletes ou unidades em caixas. Eles são ágeis, seguros e confiáveis, sendo ideais para a movimentação de carga em passagens estreitas. O sistema é controlado via software de gestão, garantindo otimização do tempo de estocagem e exatidão no transporte. Por fim, aumentam a produtividade no estoque, principalmente na armazenagem de itens.

3- Pórticos

Os pórticos são equipamentos de elevação e transferência de produtos para quaisquer pontos dentro de uma área fixa. Seu uso é indicado para o transporte de cargas muito pesadas com eficiência. Sua força é tão grande que eles são capazes de suportar, por exemplo, 12 contêineres de 20 m cúbicos cada um. Os pórticos têm acesso a locais onde os guindastes não chegam, e podem ser utilizados a céu aberto ou em galpões.

4- Esteiras

As esteiras transportadoras substituem a presença de funcionários nos estoques para transportar ou carregar mercadorias. Logo, são uma ótima solução para quem deseja otimizar o tempo gasto na movimentação de carga — tudo isso sem deixar de lado agilidade e segurança. Dessa forma, é possível reduzir danos aos produtos e suas respectivas embalagens, além de evitar lesões físicas dos colaboradores causadas por esforço repetitivo.

5- Comboios

Os comboios são uma espécie de carrinhos utilizados para rebocar vagonetas (vagões menores) compostos por determinado tipo de mercadoria. Essa máquina é formada por vários compartimentos, sendo ideal para transportar cargas volumosas a médias e longas distâncias.

6- Paleteiras

paleteira para movimentação de carga

As paleteiras, também chamadas de transpaleteiras, são utilizadas para transportar paletes e outros materiais pesados. Diferentemente das empilhadeiras, elas são destinados somente para movimentações horizontais. Sendo assim, não são indicadas para trabalhos em altura.

Procurando equipamentos para facilitar a movimentação de carga no seu estoque? Conheça a Simaq! Somos especializados em venda e aluguel de empilhadeira, paleteira e transpaleteira. Também vendemos acessórios e peças para essas máquinas, além de realizar sua devida manutenção.

Fechar
× Orçamento via Whatsapp