25
Fevereir

Conheça a manutenção preventiva de empilhadeiras e paleteiras

Em Dicas

Um bom funcionamento e gestão de estoques e armazéns depende de muitas questões. Além da mão de obra humana que irá organizar e gerir, a máquina também é importante. Por exemplo, a presença de empilhadeiras e paleteiras em um armazém é indispensável. Todavia, como todos os instrumentos e ferramentas, é necessário fazer manutenções periódicas. Afinal, o equipamento deve apresentar ótimo desempenho sempre, certo? Não aguarde o problema acontecer. Saiba o que é manutenção preventiva para esses tipos de equipamentos e as vantagens no investimento.

Gestão de armazém: a manutenção preventiva

gestão com manutenção preventiva

A manutenção preventiva diz se a gestão está exercendo um bom trabalho ou não. Por isso, torna-se, sempre, um quesito indispensável em todos os tipos de armazéns. Cuidar não só do trabalho humano, como da manutenção das máquinas e equipamentos, é gerir positivamente o espaço. Por essa razão, deve-se sempre manter uma revisão de cada detalhe de empilhadeiras e paleteiras. Essas duas máquinas são essenciais para a locomoção de itens estocados. Por suportarem cargas pesadas, comumente precisam de uma restauração em todo funcionamento.

Empilhadeiras e paleteiras são úteis em fábricas, supermercados, indústrias, galpões, entre outros. A locomoção de materiais pesados ou mais frágeis deve ser feita com esse tipo de maquinário. Qualquer problema nelas pode atrapalhar todo um processo de trabalho, gerando prejuízo. A manutenção preventiva entra exatamente nesse momento. Normalmente, ela deve ser solicitada a cada 500 horas trabalhadas. Portanto, avalie seu espaço e veja se já não é hora. A seguir, conheça detalhadamente o que a manutenção preventiva cuida.

Limpeza e lubrificação

Manter empilhadeiras e paleteiras sempre limpas é essencial. Cada cantinho do equipamento exige um tipo de atenção que contribui para o bom trabalho. Além disso, por conter uma estrutura motorizada, a lubrificação é extremamente importante. A manutenção preventiva cuida desses dois itens a fim de manter as máquinas funcionamento devidamente. Em nosso blog, você confere quais são os tipos de lubrificantes mais utilizados.

lubrificação na manutenção preventiva

Regulagens

Como todo equipamento, existem peças e outras partes mecânicas que demandam recorrentes ajustes, como regulagens, reapertos e outros trabalhos mais precisos. Tudo isso em prol do funcionamento ágil e eficiente da máquina como um todo. Para essas situações, a manutenção preventiva evita que uma paralisação total do maquinário ocorra, por exemplo.

Óleo e filtros

A troca de óleo é uma das partes mais essenciais na manutenção preventiva de empilhadeiras e paleteiras. No processo, o foco é diretamente no desempenho geral dos equipamentos. Existem os óleos minerais, sintéticos e semissintéticos. Cada um com a sua especialidade (pode ser conferido em nosso artigo sobre tipos de lubrificantes citados anteriormente). A mesma troca é realizada com os filtros.

Em suma, o objetivo de ambos os serviços é preservar as condições de excelente utilização de cada máquina. Afinal, elas precisam apresentar um bom desempenho alinhado ao trabalho humano para uma boa gestão de estoque.

Parte elétrica e hidráulica

hidráulica na manutenção preventiva

Em geral, a manutenção preventiva busca cuidar da limpeza, lubrificação, ajustes e pequenos reparos. Além, é claro, da necessária verificação nas partes elétrica e hidráulica de empilhadeiras e paleteiras. Dessa forma, é possível saber se uma reforma de empilhadeiras será a solução ou não, por exemplo.

Faça a manutenção preventiva!

Como destacado ao longo deste artigo, a manutenção preventiva de empilhadeiras e paleteiras é indispensável. Tanto para facilitar o trabalho e gestão de armazenagem e estocagem, quanto para prevenir problemas maiores. Para o serviço, conte com a SIMAQ!

Somos uma empresa especializada em manutenção preventiva com experiência de quase 30 anos no mercado. Oferecemos aluguel de empilhadeira, locação de paleteira e manutenção de empilhadeiras. Visite nosso site e conheça melhor os nossos serviços. Estamos aguardando para melhor lhe atender.

Nos siga em