10
Janeir

Tudo sobre manutenção e reforma de empilhadeiras

As empilhadeiras são equipamentos essenciais na movimentação de cargas em indústrias, estoques e afins. Tendo em vista sua importância na rentabilidade da empresa, o investimento em manutenção ou reforma de empilhadeiras é essencial para uma operação logística eficaz.

É preciso frisar que a empilhadeira é um equipamento mecânico, ou seja, pode apresentar falhas a qualquer momento. Por isso, os serviços de manutenção e reforma de empilhadeiras deve estar sempre em dia, realizado por profissionais. Para entender melhor sobre o assunto, continue lendo este artigo que a Simaq preparou para você.

Saiba mais sobre manutenção e reformas de empilhadeiras

reforma de empilhadeiras em geral

Manutenção de empilhadeiras

Uma empresa que possui empilhadeiras e paleteiras prejudicadas pode prejudicar sua produção e rentabilidade. Para que isso não aconteça, os fabricantes recomendam que a manutenção de empilhadeiras seja realizada a cada 500 horas trabalhadas.
Entre alguns do serviços que constam no processo de manutenção das empilhadeiras estão:

– avaliação profissional do motor e mecanismos hidráulicos;
– revisão e avaliação das peças e sistemas da empilhadeira;
– ajuste de peças;
– manutenção dos sistemas hidráulicos;
– troca dos filtros e óleos.

A manutenção preventiva de empilhadeiras é um processo essencial, pois evita que o equipamento pare por falha técnica. Pequenas falhas podem evoluir em pouco tempo, tornando-se mais graves. Caso não sejam corrigidas logo, o prejuízo na compra de peças de empilhadeira será mais caro.

Entre os serviços de manutenção preventiva de empilhadeiras constam a revisão e limpeza do motor, lubrificação geral do equipamento, troca óleo e filtros hidráulicos e outras peças que são substituídas baseado no seu tempo de utilização. Já a manutenção corretiva consiste na substituição de peças ou pneus danificados e que impedem o perfeito funcionamento da máquina

Reforma de empilhadeiras

A reforma de empilhadeiras é o processo mais radical da manutenção de empilhadeiras. Ao apresentar baixo rendimento, problemas na operação, e/ou outras falhas técnicas que sejam persistente, a reforma de empilhadeiras pode ser necessária.

Este processo consiste na desmontagem parcial ou total da empilhadeira. Com isso, é possível realizar uma avaliação mais completa e individual das peças, a fim de encontrar os motivos do baixo rendimento. Entre os motivos podem estar perda da capacidade das baterias, no caso de empilhadeiras elétricas, problemas no motor, desgaste nas peças, dentre outros.

Ao se tratar de reforma de empilhadeiras, é preciso considerar que os problemas podem ser parciais ou totais. Caso apresente algum problema específico, é possível desmontar e repor as peças do sistema em questão. Já quando a empilhadeira possui diversas falhas, em diferentes sistemas, a reforma de empilhadeiras deve ser geral, trocando as peças de vários sistemas.

Ambos procedimentos devem ser realizados por profissionais capacitados para tal. E para isso, você pode contar com a SIMAQ. Somos uma empresa especializada em manutenção de empilhadeiras e manutenção de paleteiras. Além disso, possuímos quase 30 anos de experiência, garantindo um bom trabalho. Entre em contato conosco e conheça mais nossos serviços!

Nos siga em