21
Junh

Manutenção de empilhadeiras: saiba mais

Como qualquer outra máquina, as empilhadeiras necessitam de cuidados especiais. Prestar atenção em suas peças e seu funcionamento é essencial para que sua durabilidade e a qualidade sejam garantidas. Para isso, realizar periodicamente a manutenção de empilhadeiras é indispensável.

Existem, basicamente, três formas de realizar isso. A manutenção preventiva, que se baseia na limpeza, lubrificação, ajustes, pequenos reparos e verificações nas partes elétrica e hidráulica; manutenção corretiva, que é a troca de peças danificadas e desgastadas; reforma, que desmonta toda a máquina e realiza uma mecânica completa (hidráulica e elétrica), além da pintura.

Para que você possa estar sempre atento à qualidade dos seus aparelhos e saiba quando realizar a manutenção de empilhadeiras, a Simaq separou uma lista com os principais itens que podem apresentar defeitos.

Principais itens da manutenção de empilhadeiras

manutenção de empilhadeiras

Cilindros

Os cilindros de direção, de elevação e de inclinação da torre são algumas das peças mais exigidas nas empilhadeiras. Por isso, na hora da manutenção de empilhadeiras, deve-se prestar muita atenção no seu funcionamento, se a camisa e a tampa estão em perfeito estado, se as hastes estão corretas, etc.

Pneus

Os pneus de uma empilhadeira não são como os de carros, são maciços. Por isso, qualquer tipo de avaria pode prejudicar o seu funcionamento. Rachaduras, deformidades e desgastes são comuns e, por isso, deve-se sempre observar seu estado para trocá-lo momento adequado.

Arrefecimento

Como qualquer motor à combustão, os motores de empilhadeiras precisam que seu sistema de resfriamento esteja sempre funcionando perfeitamente. Portanto, verificar os níveis dos fluidos que retiram calor do motor é muito importante.

Freios

Sem dúvidas, os freios devem ser checados quase diariamente. Preste sempre atenção se estão funcionando bem. Se existir algum tipo de irregularidade, busque uma manutenção corretiva.

Baterias

Normalmente, as baterias indicam quando há algo que não está funcionando corretamente ou quando sua carga está perto do fim. Contudo, realizar testes de baterias nunca é demais. Aproveite para realiza-lo em sua manutenção de empilhadeiras.

Correias

Principalmente por transportarem cargas, as correias são exemplos de acessórios para empilhadeiras que devem estar em perfeito estado. Correias quebradas ou danificadas podem causar grande estrago. Por isso, certifique-se sempre de que seu funcionamento está correto.

Faça sua manutenção com segurança

A Simaq tem 30 anos de experiência com manutenção de paleteiras e empilhadeiras. Confie suas máquinas a nós e seu resultado será sempre satisfatório. Saiba mais sobre empilhadeira e paleteira e peça seu orçamento!

Nos siga em