30
Dezembr

Gestão logística: dicas para empreender em 2020!

Em Dicas

Se você deseja empreender em qualquer ramo que desempenhe a formação de estoques em 2020, é importante ficar atento às especificações. A gestão logística correta depende de uma série de fatores que, quando não considerados, podem gerar sérios riscos para o ciclo de vida de uma empresa. Preparamos este artigo para que você conheça os pontos a serem destacados quando se trata a respeito deste assunto. Boa leitura!

Como aplicar uma boa gestão logística na empresa?

1- Trace metas

Como todo empreendimento é originado a partir de um sonho do empreendedor, traçar metas é uma necessidade. Além delas posicionarem uma ideia de como o negócio se diferencia da concorrência, também são eficazes para “fincar os pés no chão”. Ou seja, contribuem para que o sonho torne-se real dentro de uma visão mais “palpável” de onde pretende-se chegar. Por conta destes fatores, dentro do processo de gestão logística, ter metas com tempos definidos para atingi-las aumenta a possibilidade de resultados efetivos.

2- Preocupe-se com a especificação dos produtos

Depois de ter as metas definidas, é chegado o momento de se preocupar com os produtos. Nesta etapa, o que deve ter prestígio é a especificação de cada item. Isto é, seu formato, aplicação, destino de uso, dentre tantas outras características. Deste modo, pode-se presumir por qual razão o comprador visualiza a necessidade de tê-lo em mãos.

Já com relação ao estoque, uma vez que os produtos são classificados como itens principais, poderá ser definido um tipo ideal para a disposição destes. Por exemplo, itens que oferecem risco de quebra ou rompimento não devem ficar localizados nas partes mais altas de uma prateleira. Então, à vista disso, a preocupação com a especificação dos produtos também simboliza uma maneira de aderir mais cuidado com o manuseio.

3- Analise a necessidade de qualificação dos funcionários

Uma equipe treinada e qualificada terá melhores condições para operar a gestão de estoque logístico. Para isso, é bom que um líder esteja à frente da resolução das demandas apresentadas no dia a dia. Com qualificação, este também poderá traçar metas de como atingir o público-alvo e monitorar o funcionamento do sistema operacional dentro da empresa. De tal forma, um líder será responsável por tornar a gestão logística mais efetiva com relação às funções desempenhadas pelos colaboradores.

4- Esteja atento às regras de controle de estoque

Dentro do processo de gestão logística também é preciso ter atenção às regras de controle de estoque. Isso é, a capacidade máxima do depósito e o prazo de validade dos produtos.

Quando notar que o estoque está aumentando e indo além do limite de capacidade, o gestor deve ter uma “carta na manga” para reverter esse processo. Uma boa dica, neste sentido, é criar promoções para fomentar a compra dos produtos. Já quando se trata a respeito do prazo de validade aproximado, o ideal é que a localização nas prateleiras seja modificada. Ou seja, itens com tempo de validade mais próximo devem ficar à frente daqueles que têm tempo mais estendido. Ainda que pareça simples, essa atitude colabora para um escoamento mais eficiente.

5- Defina o fluxo de entrada e saída de produtos

Por último, mas não menos importante que os pontos tratados anteriormente, está o fluxo de entrada e saída de produtos. Ele é fundamental para confirmar que as regras de controle de estoque estão sendo colocadas em prática no dia a dia. Então, para que não seja prejudicado, é fundamental contar com o uso de maquinários que o acelere. É nesta conjuntura que o uso de empilhadeiras e paleteiras torna-se indispensável na gestão logística. Assim, organizar o depósito de materiais será bem mais fácil!

Escolha a Simaq!

Gostou do nosso artigo? A Simaq é líder em aluguel e venda de empilhadeira no RJ! Faça um orçamento conosco e garanta já os produtos necessários para tornar a gestão logística da sua empresa eficaz!

Em nosso blog, confira outros artigos como este que foram desenvolvidos especialmente para você! Lá estão:

Nos siga em
× Orçamento via Whatsapp