28
Agost

Guia prático: gerenciamento de armazenagem sem mistério!

A melhoria contínua em estoques é um dos objetivos definidos por um bom gerenciamento de armazenagem. A inclusão de maquinários tecnológicos contribui para auxiliar no trabalho dos colaboradores no local e aumentar a eficiência das ações. Por isso, adotar um pensamento cada vez mais inovador é a missão dos gestores de equipes que se importam com a capacidade de ação.

Neste artigo, daremos dicas sobre administração para garantir que a alta performance na sua companhia seja atingida. Boa leitura!

Gerenciamento de armazenagem eficaz em 6 passos!

gerenciamento de armazenagem com empilhadeira

Passo 1: forme a equipe de profissionais

A seleção de profissionais para a equipe de trabalho no armazém de sua companhia deve seguir critérios rigorosos. Escolha aqueles que apresentam cursos profissionalizantes, experiência na área e curiosidade de saber mais sobre temas que permeiam a atividade de trabalho. A qualificação contribui para tornar sua equipe mais coerente e voltada para o serviço.

Passo 2: inicie o treinamento

O gerenciamento de armazenagem pode obedecer a uma série de restrições que variam de companhia para companhia. Visto isso, o treinamento será o primeiro passo para ordenar a equipe na direção correta do desempenho das atividades. O estudo deve privilegiar aspectos importantes para a empresa. Exemplos disso são: missão, valores, logística de distribuição, ordenamento de armazenagem, recebimento de produtos e mais.

Vale lembrar que o bom gestor deve ter em mente quantos treinamentos devem ser feitos ao longo do tempo completo de permanência de um colaborador na empresa. Com isso, apesar desta etapa aparecer no começo da aplicação prática do gerenciamento de armazenagem, deve ser frequente em outros momentos. Isso demonstra a preocupação da empresa em reter conhecimento para os funcionários.

Passo 3: padronize os processos

Depois da equipe já formada e do treinamento já concedido aos colaboradores, é chegada a hora de dar início à parte técnica da administração. O primeiro ponto, neste sentido, é a padronização de processos.

Certamente, você como gestor já esteve em outros armazéns além daquele que está sob sua gestão. Pense neles neste momento. Consegue recordar dos padrões dispostos nas prateleiras destes locais? É possível alocar os produtos de acordo com características, nomes, marcas, validade e muitos outros atributos que são encontrados em quase todos os itens.

A padronização contribui para reduzir retrabalho, aumentar estratégia e implantar um modelo de estocagem.

Dois profissionais fazem o gerenciamento de armazenagem no estoque

Passo 4: invista em infraestrutura

O gerenciamento de armazenagem também deve estar atento à infraestrutura do local. Pense, não há como definir regras sem que o espaço não comporte as atividades de empilhadeiras e paleteiras para a permissão da estocagem vertical, por exemplo.

Devido ao uso de máquinas, dentro do conceito de infraestrutura também é preciso destacar os itens de sinalização para que estas circulem sem causar acidentes.

Sendo assim, infraestrutura passa a ser tudo aquilo que diz respeito ao local e aos itens comportados por ele.

Passo 5: utilize os indicadores de desempenho corretos

Os indicadores-chave de desempenho ou KPIs são utilizados com o objetivo de avaliar os resultados em diversas execuções.

Por meio da aplicação dos KPIs corretos, os dados recolhidos serão especificados de forma a tornar a análise mais embasada. Assim, o gestor pode ter mais noção de qual etapa apresenta falhas capazes de comprometer os demais eventos. A partir dessa noção, uma estratégia de ação precisa ser montada com as possíveis posturas a serem tomadas para corrigi-las.

Passo 6: preveja demandas

Por fim, o gerenciamento de armazenagem não deve dispensar a previsão de demandas.

Neste último quesito devem ser dispostos quais serão os direcionamentos tomados de acordo com cada nível de demanda. Com isso, as atividades de administração de estoque não serão reclinadas em função do crescimento ou diminuição da chegada e saída de itens.

Mais uma vez, reforçamos a importância de ter o aparato dos maquinários corretos para ambas as ocasiões.

gerenciamento de armazenagem com paleteira verde

Compre ou alugue empilhadeiras com a Simaq!

Gostou do artigo sobre gerenciamento de armazenagem? Nós da Simaq acreditamos que as máquinas são de extrema importância para tornar o trabalho em armazéns mais eficiente. Por isso, se você busca por aluguel de empilhadeira no RJ, entre em contato com a nossa empresa!

Aproveite para ler outros artigos com temas semelhantes a este em nosso blog. Veja:

 

 

 

Fechar
× Orçamento via Whatsapp