01
Abri

Estoque de produtos e as maneiras de armazenar mercadorias: conheça!

Toda empresa que lida com movimentação (entrada e saída) de mercadorias precisa investir no estoque de produtos. Mais do que isso, ter noção dos tipos de estoque e os cuidados necessários com cada produto. Dessa forma, garante-se a qualidade da distribuição e, claro, qualidade do que é armazenado até chegar ao cliente final. Neste artigo, você conhecerá as maneiras mais eficientes de realizar o estoque de produtos. Continue a leitura a seguir!

Estoque de produtos: conheça os principais tipos!

principais tipos de estoque de produtos

Proteção

Dentre as maneiras de realizar o estoque de produtos, existe o chamado armazenamento de proteção. Ele é o mais comum entre as empresas. Seja estoque de proteção ou segurança, como é chamado igualmente, ele compensa incertas presentes na demanda e fornecimento. Com pesquisas de mercado, uma empresa consegue a base de quantidade a ser vendida, mas esses dados não são totalmente precisos. Ou seja, não se sabe o número exato de vendas para cada produto.

Com o estoque de proteção, a empresa solicita aos fornecedores (ou à própria produção) uma quantidade além da taxa de vendas. Assim, existirá uma gordura de segurança, como diz o nome, caso a procura aumente. Evitando surpresas desagradáveis e, claro, agradando clientes!

Ciclo

Este tipo de estoque de produto, chamado de Ciclo, é utilizado, majoritariamente, pelas empresas que produzem o que é vendido. Na maioria das vezes, é quando uma empresa oferece uma variedade de produtos, mas não produz todos na mesma hora. Exemplificando: são produzidos e comercializados os produtos X, Y e Z. A cada hora, são confeccionados 100 produtos X, mas desses, apenas 25 são vendidos. Contando três horas após essa linhagem dedicada à produção de Y e Z, restarão 75 peças do produto X. O que é mais do que suficiente para serem vendidos até o ciclo de produção recomeçar. O segredo aqui é rotatividade.

Canal

O estoque de produtos que atua no trânsito entre fabricante e revendedor. Neste, as mercadorias ficam estocadas antes do armazenamento nas lojas destinadas à comercialização. Lojas de suprimentos costumam utilizar o estoque de produtos em modelo canal ou de trânsito. Empresas como transportadoras ou centros de distribuição são exemplos.

Antecipação

Produtos com ofertas flutuantes durante o ano podem ser armazenados no estoque de produtos do tipo antecipação. Para colocá-lo em prática, a empresa deve estudar as temporadas de altas e baixas demandas do produto em questão. Para equilibrar oferta e procura, a encomenda com fornecedores e produção própria oscilam durante o ano. Neste estoque é aplicado a sazonalidade. Dessa forma, evita-se que produtos sejam esquecidos pelo tempo e sofrendo prejuízos pelo armazenamento longo. Datas que demandam produtos personalizados (páscoa, natal, namorados, etc) utilizam o estoque de antecipação.

Como colocar em prática a organização de estoque?

  1. Avalie e conheça bem os produtos trabalhos na empresa;
  2. veja quais são as procuras e como a empresa pode respondê-las;
  3. otimize o espaço e tempo para gerar bom funcionamento do estoque;
  4. alugue empilhadeiras para o suporte na carga e descarga de produtos;
  5. alugue paleteiras para movimentação dentro do galpão.

Vantagens de alugar empilhadeiras

  • Equipamento pode ser substituído facilmente;
  • isenção no imposto de renda;
  • auxílio técnico especializado;
  • sem gastos com manutenção;
  • melhor custo-benefício;
  • aluguel de acordo com o tipo de estoque de produtos;

Conheça a Simaq!

Simaq te ajuda no estoque de produtos

A Simaq atua há mais de 30 anos com venda e aluguel de empilhadeira e paleteira. Podemos garantir todas as vantagens citadas anteriormente ao longo do artigo para o seu tipo de estoque de produtos! Visite nosso blog para estender conhecimento e entre já em contato!

Fechar
× Orçamento via Whatsapp