24
Janeir

4 erros de gerenciamento de estoque que você deve evitar

Não importa qual seja o ramo de atuação, a grande maioria das empresas precisa do gerenciamento de estoque em seu departamento de estocagem. Um gerenciamento de estoque feito de forma ineficiente pode causar grandes prejuízos a empresa, como perda do dinheiro investido em compras, erros de expedição, retrabalho, entre outros problemas que nenhum gestor deseja enfrentar.

O gerenciamento de estoque é uma etapa crucial dentro da gestão, no entanto, muitas vezes alguns profissionais acabam cometendo falhas gravíssimas ao longo deste processo, que merece atenção redobrado dos gestores. Por isso, a Simaq te apresenta, neste artigo, os erros que você deve evitar durante o gerenciamento de estoque, a fim otimizar, ainda mais, essa etapa, e claro, evitar problemas para sua empresa.

Quais são os erros comuns no gerenciamento de estoque?

Não conhecer sua empresa e suas demandas

Primeiramente, um gestor deve conhecer toda estrutura de sua empresa e também seus funcionários. Conhecer toda estrutura empresarial da qual você está diante é um fator crucial para tomar as atitudes corretas durante o gerenciamento de estoque. Afinal, o mercado atual está repleto de empresas com objetivos e características específicos, portanto, entender o papel e posição da sua empresa neste mercado é um item fundamental para fazer um gerenciamento de estoque adequado à especificidade do seu negócio e, principalmente, fazê-lo crescer. Por isso, é importante analisar as tendências de consumo e os desejos dos clientes para determinar quais serão as melhores estratégias e técnicas utilizadas no gerenciamento de estoque, com o objetivo de fazer esta etapa ser ainda mais eficiente.

Outro ponto importante para a eficiência do gerenciamento de estoque é a boa comunicação com o setor comercial e de compras. Isto porque, para que o gerenciamento de estoque se torne mais assertivo, é importante compreender as demandas de vendas da empresa e o fluxo do produto dentro do estoque para então transmitir essas informações. Dessa maneira, é possível compreender a real demanda e então fazer as compras na quantidade adequada, pois comprar mais itens do que o necessário também é um grande erro de gestão que pode causar diversos prejuízos a empresa.

Não calcular o custo de manutenção

calcular o custo da manutenção

O custo manutenção se trata da soma dos valores que foram gastos e, em uma empresa, funciona para dar continuidade ao armazenamento dos produtos. O cálculo do custo de manutenção é feito a partir da soma de quantias como: aluguel de galpões, contas de água e energia elétrica e também o aluguel empilhadeiras  e ferramentas. Depois de descobrir esse valor, o gestor consegue perceber quanto o seu negócio deixa de investir em outras áreas para que o estoque seja mantido. Quando esse calculo assume valores muito elevados, é preciso reavaliar o gerenciamento de estoque, afinal, esta etapa não deve causar prejuízos e sim mais lucro e produtividade para sua empresa.

Não capacitar seus funcionários

Os colaboradores de uma empresa são extremamente importantes em todas as áreas e principalmente durante a gestão de estoque.Embora as decisões sejam tomadas pelo gestor, são os colaboradores que exercem a maioria das atividades existentes dentro do estoque. Por esta razão, a equipe deve ser bem qualificada a fim de exercer suas funções da melhor maneira.Promova treinamentos e workshops para que seus colaboradores conheçam as melhores técnicas e trabalhem em conjunto para um gerenciamento de estoque mais assertivo e eficiente.

Não cuidar do espaço físico

É fundamental para que o gerenciamento de estoque funcione corretamente que o espaço em que os produtos serão armazenados esteja limpo e bem cuidado.

Manter as instalações organizadas promove diversos benefícios que podem diferenciar a empresa da concorrência, aumentar a produtividade e melhorar o ambiente de trabalho para os colaboradores, como a prevenção de acidentes.
Um espaço organizado e bem planejado já está suscetível a imprevistos durante o dia a dia de trabalho, como por exemplo, um acidente com uma empilhadeira. Imagine a ocorrência de imprevistos desta natureza em uma instalação despreparada e desorganizada. Para evitar essas situações é importante um bom gerenciamento de estoque. Para que isso seja possível, é preciso que algumas medidas sejam implementadas, como por exemplo: indicar quais riscos seus colaboradores estão submetidos durante o trabalho e sempre promover o uso de EPI’s adequados.

Outros pontos relacionados ao espaço físico que não podem ser deixados de lado são:

Iluminação

Um ambiente com iluminação precária pode submeter os funcionários a diversos riscos, principalmente quando estamos falando de um estoque. Se a visão dos funcionários fica comprometida, eles ficam mais propensos a erros que podem levar até situações mais desagradáveis, como acidentes. Por isso, faça uma análise das condições do estoque e verifique os pontos de iluminação, garantindo que eles estejam nas melhores condições possíveis.

Ventilação

Os riscos de trabalhar em ambientes mal ventilados ou enclausurados são diversos, pois além de comprometer a saúde dos funcionários isto pode estar colocando suas vidas em perigo porque em situações assim potencializam o risco de incêndios.

Mantenha seu estoque organizado!

Um estoque organizado promove uma otimização na produção, e logo, maior lucro a sua empresa. Conte com a Simaq para manter seu estoque organizado e fazer o seu gerenciamento de estoque ser ainda mais eficiente. Temos 30 anos de experiência com um atendimento ágil e adequado a suas necessidades. Temos a tradição e qualidade que sua empresa precisa quando o assunto é aluguel de empilhadeira, locação de paleteira e aluguel de transpaleteira que são produtos indispensáveis em um estoque. Por isso, entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

links úteis:
manutenção de empilhadeiras
aluguel de empilhadeira rj 

Nos siga em