04
Mai

Embalagens de estoque: entenda os símbolos de transporte

Um operador de empilhadeira pode trabalhar com diferentes tipos de carga no dia a dia. A mercadoria pode chegar ao estoque de forma embalada ou a granel (sem embalagem). Neste artigo, trataremos das cargas que chegam ao estoque embaladas. Elas são identificadas através de símbolos de transporte estrategicamente impressos nas caixas. Veja, na sequência, como reconhecer cada uma das mercadorias de acordo com o simbologia presente em cada caixa.

Conheça os 4 símbolos de transporte mais comuns

1- Guarda-chuva

O primeiro item da nossa lista de símbolos de transporte é o guarda-chuva. Ele indica que a carga armazenada naquela embalagem deve ser protegida contra umidade e qualquer outro tipo de líquido que possa contaminá-la.

Quando houver esse símbolo, é indicado que a caixa não fique encostada na parede. Por ser um material poroso, a superfície pode contaminar o produto e, consequentemente, danificá-lo.

2- Taça

A taça indica que o conteúdo da caixa é frágil. Ou seja, trata-se de um produto delicado, que pode ser facilmente quebrado, danificado ou estragado. Logo, o operador deve ter muito cuidado durante o manuseio desse tipo de carga, evitando movimentos bruscos e qualquer outra situação de risco.

3- Caixa com sol

Este é um dos símbolos de transporte que podem mudar de forma de acordo com a embalagem. Geralmente, o desenho é composto por uma caixa e um sol. A ilustração indica que o produto deve ser protegido contra o calor, não só proveniente dos raios solares, mas também das lâmpadas artificiais.

4- Seta para cima

A seta para cima é um dos símbolos de transporte mais literais, ou seja, de fácil entendimento. Como o próprio desenho já sugere, a mensagem que ele transmite é: “este lado para cima”. Em outras palavras, a caixa jamais deve ser virada, independentemente da direção.

Outros símbolos

Estes são os quatro símbolos de transporte mais comuns encontrados nas caixas que chegam ao estoque. No entanto, existem diversos outros ícones que indicam situações de atenção, como:

  • limite máximo de empilhamento;
  • substância ou material magnetizante;
  • içamento;
  • limites de temperatura;
  • proibido empilhar;
  • centro de gravidade;
  • proibido usar gancho ou furar;
  • entre outros.

Caso não haja nenhum desenho impresso ou adesivado na caixa, existirão frases escritas para uma melhor interpretação.

Recomendações gerais

dicas de símbolos de transporte na embalagem

Agora que você sabe quais os símbolos de transporte mais comuns, é preciso conhecer algumas boas práticas que devem ser adotadas na sua concepção. Dessa forma, os símbolos devem ser:

  • impressos ou adesivados na própria caixa;
  • fabricados na cor preta (ou branca, quando o fundo for escuro);
  • produzidos em alta qualidade;
  • fixados na posição correta;
  • concebidos em tamanho médio, de 10 cm a 20 cm.

Conte com a Simaq!

Além de entender os símbolos de transporte, você precisa de mais alguma ajuda para melhorar o estoque da sua empresa? Saiba que você pode contar com a Simaq! Temos 30 anos experiência no mercado de aluguel de empilhadeira e paleteira, além de também vender esses maquinários. Também temos peças e acessórios de diversos modelos de empilhadeiras e paleteiras para a correta manutenção desses equipamentos. Entre em contato conosco e saiba mais!

Gostou deste artigo? Conheça o blog da Simaq! Lá, temos dicas, informações e novidades sobre o mundo dos estoques e equipamentos de logística. Não deixe de conferir!

Fechar
× Orçamento via Whatsapp