17
Janeir

Você sabe o tipo de empilhadeira para armazém frigorífico?

Em Dicas

Armazém frigorífico é a solução para quem lida diretamente com produtos perecíveis. O ambiente possui suas vantagens insubstituíveis. Neste artigo da Simaq, você conhecerá mais ainda sobre o espaço. Além disso, quais são os equipamentos para mantê-lo e todas as informações úteis. Antes do primeiro tópico, vale ressaltar que o Brasil é reconhecido por armazéns frigoríficos acima do que recomenda a legislação. Você não vai querer ficar de fora dessa estatística positiva, correto?

Conheça o armazém frigorífico

funcionamento do Armazém frigorífico

A Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada (ABIAF) protagoniza a importância do armazém frigorífico para produtos perecíveis. Além, é claro, de ser uma indústria em constante crescimento e contribuição ao país. Nos últimos anos, esse tipo de armazenagem facilitou a exportação de produtos agroindustriais para vários tipos de mercado. Ou seja, há uma contribuição significativa para economia brasileira, como citado.

Em suma, o armazém frigorífico retarda a deterioração de alimentos e aumenta o período de conservação. A área é climatizada, normalmente, com temperatura que varia entre -25ºC e 18ºC. Além disso, é necessária uma infraestrutura capaz de fornecer aos produtos condições adequadas de armazenamento. Quem investe na construção de armazém frigorífico pode terceirizar o espaço para outras empresas. Hoje em dia, muitas indústrias não investem mais em câmaras próprias. Com a imprevisível e constante crise econômica, qualquer probabilidade de economia é válida. E qualquer chance de investimento que traga bom retorno, também.

Quem usa

Muitos segmentos podem fazer bom uso do armazém frigorífico. Indústria de cosméticos, alimentícia, farmacêutica, química. Bem como hipermercados e transportadoras de diretrizes distintas. Como dito anteriormente, o espaço é vantajoso para quem deseja construir e terceirizá-lo ou quem objetiva contratar. Com a temperatura rigorosamente controlada, e de acordo com espaço e produtos a serem armazenados, o armazém frigorífico é ideal.

Cuidados

Alguns cuidados auxiliam o melhor rendimento do armazém frigorífico. Deve-se desinfetar paredes e tetos, bem como o ar, porque alguns alimentos podem trazer bactérias variadas. Outros produtos, como frutas e peixes, devem ser isolados por conta dos fortes odores que podem emitir. Quando se entende que o armazém frigorífico vai manter a temperatura necessária e não congelar o produto, tudo funciona melhor. Deve haver controle rigoroso da temperatura e um bom sistema de empilhamento.

Equipamentos necessários

Sistema de endereçamento de localização e armazenagem é indispensável para gestão do armazém frigorífico. É possível que outros itens venham a complementar o bom funcionamento do espaço. Controle de umidade e temperatura, estantes, visores em vidro com insulfilm nos dois lados, alarme que impeça aprisionamentos e etc.

Outro equipamento indispensável em um armazém frigorífico são as empilhadeiras. Sem elas, a gestão de estocagem se perde completamente. Existem, no mercado, opções idealizadas especificamente para ambientes frigorificados.

empilhadeira para Armazém frigorífico

Qual empilhadeira usar?

Tendo em vista a importância supracitada das empilhadeiras para o armazém frigorífico, saiba escolher o equipamento. A empilhadeira deve conter uma cabine vedada e climatizada com temperatura confortável para o condutor. Além disso, o modelo correto a ser utilizado é, principalmente, a empilhadeira elétrica. O equipamento possui elevação de garfos que fornece dinâmica e agilidade para gerir os produtos estocados.

Especificações

Seguindo recomendações da legislação, alguns dados são necessários para tais empilhadeiras para o armazém frigorífico:

– composição: aço carbono;
– roda é feita de poliuretano;
– capacidade de carga: 2.000kg;
– elevação máxima: 11.600mm;
– temperatura para o trabalho: até -40ºC
– sistema de aquecimento para cabine;
– largura externa do garfo: até 630mm (ajustável);
– entre muitas outras.

Aluguel ou compra

compra de empilhadeira para Armazém frigorífico

A melhor maneira de garantir o aluguel de empilhadeira para o armazém frigorífico é com uma empresa especializada. Conheça a Simaq. Somos uma empresa com experiência no mercado de aluguel de empilhadeira no rj. Em nosso site, você confere tudo sobre ferramentas de logística, reforma de empilhadeiras, gestão de estoques e armazenagem e muito mais. Entre em contato e solicite seu orçamento.

Nos siga em