30
Mai

Empilhadeira com defeito: quais as principais causas?

Sem dúvidas, uma empilhadeira com defeito é sinônimo de prejuízo para centros de distribuição. Além de acidentes com operadores e pedestres, o uso inadequado do equipamento causa danos em sua estrutura. Consequentemente, sua vida útil diminui. Isso causa grandes transtornos, visto que a empresa terá que arcar com altos custos para consertar a máquina. Conheça as principais causas do problema para saber como evitá-lo, a seguir.

O que causa danos em uma empilhadeira?

Excesso de peso

Excesso de peso em empilhadeira com defeito

Apesar de suportar cargas muito pesadas, a empilhadeira exige um certo limite de peso para que possa operar corretamente. O excesso de força feito pela máquina pode sobrecarregar o equipamento como um todo e danificar diversas peças da sua estrutura, como garfos, pneus, motor e freios. Para evitar esse problema, é necessário calcular a capacidade residual de cada máquina — antes que ela se transforme em uma empilhadeira com defeito! Somente assim é possível saber a quantidade específica que pode ser carregada de uma só vez, sem risco de danos.

Pneus gastos

O uso prolongado do equipamento causa desgaste em muitas peças. O pneu é uma delas! A situação se agrava quando percebemos que as empilhadeiras não possuem molas de suspensão para amortecer os movimentos. Por isso, uma das principais causas de uma empilhadeira com defeito é a falta de manutenção preventiva nos pneus. A substituição das rodas antigas deve ser feita regularmente para evitar grandes impactos nos componentes do equipamento.

Impactos na operação

Durante a operação de uma empilhadeira de grande porte, é possível que haja colisões entre a máquina e algum objeto próximo. Em geral, isso ocorre por conta do excesso de velocidade. Alguns componentes são prejudicados com o impacto e podem sofrer avarias. É o caso de pneus, garfos, rodas, acessórios e encostos. Existem alguns produtos disponíveis no mercado que prometem reduzir esse problema, como sistemas monitores de impacto e limitadores de velocidade.

Falha na transmissão

Quando o operador apoia o pé no pedal de avanço lento, ele está causando uma avaria nos componentes da transmissão. Assim, também causa falhas nas peças internas e resulta em uma empilhadeira com defeito como um todo. É importante que esse pedal seja usado somente próximo de uma prateleira junto ao acionamento dos freios (sem aumentar a rotação do motor).

Negligência do operador

Negligência do operador em empilhadeira com defeito

Por último, mas não menos importante, um dos fatores negativos que resultam em uma empilhadeira com defeito é a negligência do operador. O funcionário deve praticar boas condutas de utilização do equipamento, antes e depois do início das atividades. Caso seja necessário, deve notificar ao gestor qualquer problema que tenha sido identificado na operação. As diretrizes básicas de uso da máquina devem ser respeitadas e avaliadas com frequência.

Como consertar uma empilhadeira com defeito?

Conserto da empilhadeira com defeito

Após identificar a origem do problema da sua empilhadeira com defeito, o mais indicado é procurar empresas especializadas no conserto da máquina. A Simaq, líder em locação de empilhadeiras no RJ, pode ajudar você! Além de vender
peças para empilhadeira e paleteiras, também realizamos a devida manutenção dos equipamentos para corrigir qualquer problema. Temos mais de 30 anos de experiência comprovada no mercado. Nosso serviço utiliza a mais alta tecnologia para reparar as falhas de modo ágil e eficiente.
Portanto, solicite seu orçamento de manutenção de empilhadeiras agora mesmo! Entre em contato conosco e saiba como poderemos lhe ajudar.

Fechar
× Orçamento via Whatsapp