07
Novembr

Dicas para operar perfeitamente uma paleteira manual

Em Dicas

A paleteira manual exige muito cuidado e cautela em seu manejo. Contudo, a principal vantagem deste tipo de paleteira é justamente seu fácil manuseio, o que possibilita que qualquer um consiga usá-la de forma descomplicada, bastando apenas atentar-se às medidas básicas de segurança.

É preciso estar ciente de que o mau uso deste equipamento pode acarretar uma série de lesões – por isso, é importante que haja um treinamento prévio especializado. Porém, existem algumas dicas básicas para a sua correta utilização. Pensando nisso, a Simaq desenvolveu este artigo com dicas que vão te ajudar a operar uma paleteira manual perfeitamente. Veja a seguir.

 Controles da paleteira manual

Antes de qualquer coisa, é preciso saber qual a funcionalidade dos principais componentes do equipamento. O acionador manual, que é um dos itens básicos desse tipo de de paleteira, serve como um direcionador. Observe as imagens:controles da paleteira manual

Quando levantado, aciona a bomba hidráulica, a fim de elevar a carga.

controles da paleteira manual

 Quando posicionado para baixo, é possível descer a carga.

controles da paleteira manual

E quando está em ponto neutro, é liberada a alavanca permitindo deslocamento.

Ao final da utilização da paleteira manual, lembre-se sempre de abaixar totalmente o mecanismo de elevação.  

 Recomendações de segurança

A paleteira manual foi projetada para transportar e levantar cargas, porém é preciso que a carga esteja devidamente equilibrada em cima dos dois garfos, com o peso distribuído igualmente. Caso não, você pode acabar danificando o equipamento e causando danos a carga.

É fundamental que, antes de usar uma paleteira manual, a mesma tenha passado por uma checagem mecânica, a fim de avaliar as condições das rodas de carga e direção, dos controles de elevação, além dos demais dispositivos existentes na paleteira manual. Essa medida visa garantir a segurança de quem for operar o equipamento, evitando acidentes durante o transporte e avarias no carregamento.

Antes de colocar sua carga em cima da paleteira manual, observe a indicação da capacidade máxima que pode ser transportada e verifique se a sua carga se enquadra nesta indicação.

É importante estar sempre atento na hora de transportar sua carga. Observe se existe espaço entre paredes e a paleteira, veja se existem obstáculos, e se é possível passar por eles sem causar nenhum problema.

Outra condição que deve ser observada é a velocidade durante o deslocamento: ela deve se igualar a velocidade de uma pessoa caminhando, normalmente. Movimentar a paleteira manual mais rápido que isso pode tornar sua operação completamente insegura.

A paleteira manual foi projetada para ser puxada, e não empurrada. Por isso, evite ao máximo fazê-lo; mas, se não houver alternativa, empurre com muito cuidado.

Operação da paleteira manual em rampas

O ideal é que a paleteira manual seja utilizada em pisos planos, mas, caso haja a necessidade de utilizar o equipamento em uma rampa, esteja atento as seguintes recomendações:

  • Primeiramente, a atenção para esta operação deve ser redobrada, principalmente no que diz respeito à carga que será transportada. Afinal, se não estiver bem amarrada, o risco de cair e causar acidentes é muito grande.
  • Na subida de uma rampa, a paleteira deve ser puxada com cuidado, e na descida, empurrada. Caso esse procedimento não seja seguido, entrará ar no sistema hidráulico da paleteira manual e os garfos não subirão.  
  • No caso do transporte de carga, será preciso reduzir o volume da mesma, pois o esforço para empurrar a carga na subida da rampa pode prejudicar o operador.

Apesar de parecer um equipamento simples relacionados a empilhadeiras, a paleteira manual pode oferecer riscos e danos a saúde de quem a opera de maneira incorreta. Por isso, se houver a possibilidade de contar com alguém que possa supervisionar esta ação dentro da sua empresa, não dispense!

Alugue ou compre com quem possui experiência

O uso de paleteiras exige segurança em primeiro lugar. Por esse motivo, contar com empilhadeira qualidade e prezar por sua manutenção regular é essencial para que não haja problemas na rotina de trabalho.

Se você precisa comprar, ou quer apenas acessórios para empilhadeiras e prateleiras, conte com a Simaq. Continue navegando pelo nosso site  e conheças as soluções que podemos oferecer para você e sua empresa.

Nos siga em