20
Abri

Dicas para evitar acidentes com empilhadeiras

O operador de empilhadeira precisa estar devidamente preparado para tal equipamento de trabalho, pois sua função de carregar e descarregar mercadorias em paletes pode parecer simples, mas existem inúmeros perigos que estão por trás e podem causar alguns acidentes com empilhadeiras, caso a máquina, por exemplo, não seja operada por um profissional habilitado.

Dito isso, para que a sua segurança e sua estrutura física esteja garantida, alguns métodos precisam ser colocados em prática na operação. Por isso, a Simaq resolveu listar 5 dicas para que acidentes com empilhadeiras não façam parte da rotina na sua empresa. Confira!

5 dicas para desviar de acidentes com empilhadeiras

desviar de acidentes com empilhadeiras

 

Operadores certificados

Na NR 11— Norma Regulamentadora, consta todos requisitos de segurança e treinamento para os trabalhadores que operarem com elevadores de carga, guindastes, empilhadeiras, guinchos, esteiras rolantes, e afins.

Portanto, ela se torna obrigatória para o operador de empilhadeira que, ao se considerar apto após o treinamento, recebe um documento com nome completo, data do exame médico e foto. É recomendado, também, que o operador possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois a experiência de dirigir automóveis previamente é extremamente necessária.

Com tais documentos sendo requisito para profissionais operarem empilhadeiras, a negligência com a segurança irá diminuir e, com isso, os acidentes com empilhadeiras também. Caso ocorra a contratação de um operador inabilitado, a empresa, além de colocar seus funcionários em risco, irá infringir a NR 11.

Segurança na cultura organizacional

A cultura de segurança nas empresas é essencial na prevenção de acidentes, pois, além de garantir a integridade física e a vida dos funcionários, evita punições e multas,que costumam ser rígidas e danosas. Com isso, cada vez mais a segurança no trabalho vem sendo um assunto debatido, gerando mais atenção à segurança dos colaboradores e, assim, impulsionando as empresas a traçarem estratégias a fim de fortalecer a equipe e o crescimento da empresa.

Desse modo, a redução de acidentes com empilhadeiras é uma de suas consequências, pois, quando empresa e colaboradores se juntam em uma prevenção, na prática, os resultados são extremamente positivos.

Monitoramento da direção

Antes de iniciar a direção, o operador deve ter uma visão de todo o perímetro, a fim de realizar manobras utilizando o espaço dentro do seu raio de visão. Tal atitude é para evitar acidente com empilhadeira, fazendo com que ocorra um monitoramento contínuo da direção da máquina.

Ergonomia

A Norma Regulamentadora – NR17 constitui parâmetros que adequam as condições de trabalho com a preocupação com o bem estar físico e mental dos colaboradores, proporcionando conforto, segurança e, assim, mais produtividade.

A ergonomia no ambiente de trabalho além de cumprir a lei, proporciona benefícios para as empresas, criando um ambiente ergonômico e reduzindo a ocorrência de acidentes.

Quando se trata de prevenir acidentes com empilhadeiras, é recomendável evitar corredores estreitos, condição da doca de carregamento, rampas desniveladas, bloqueios em cruzamentos e portas e, ainda, áreas desorganizadas e com muitos materiais.

Manutenção preventiva das empilhadeiras

A verificação do estado das empilhadeiras deve ocorrer diariamente, pois, caso algum problema seja visto, o reparo pode ocorrer no mesmo momento. É preciso, também, orientar os operadores a verificar máquina e seu estado antes de iniciar o trabalho.

Nas inspeções diárias deve-se ficar atento a freios, embreagem, câmbio, pneus, direção, luzes dos painéis de controle, equipamentos de segurança, vazamentos em sistemas ou transmissão hidráulica.

No caso de inspeções periódicas, deve-se verificar a falta de recursos de segurança, bloqueios de visão do operador, parafusos, pinos, porcas e soldas, correntes de ventilação e afins.

E, para manutenção de empilhadeiras, você pode contar com a Simaq! Somos uma empresa de aluguel de paleteira e aluguel de empilhadeira com mais de 30 anos de experiência no mercado, com o comprometimento de entregar equipamentos com a melhor qualidade e realizar a manutenção minuciosamente. Entre em contato conosco e saiba mais!

Links úteis:
aluguel de empilhadeira rj
aluguel de paleteira rj

Nos siga em