30
Dezembr

4 passos para montar um depósito sustentável na empresa

A criação de um depósito sustentável é fundamental para acelerar os processos dentro do armazém de uma empresa. As atividades em benefício do meio ambiente, neste sentido, podem reduzir a perda de produtos devido às inconstâncias climáticas. Você ainda não sabe quais passos são necessários para efetivar a sustentabilidade no estoque de sua empresa? Prossiga a leitura deste artigo que a Simaq preparou e acabe com todas as suas dúvidas.

O que é preciso para criar um depósito sustentável?

1- Economize energia

A criação de um depósito sustentável está totalmente atrelada à ideia de aplicação das normas que visam a defesa do meio ambiente. De tal forma, a economia de energia é um dos primeiros fatores que surgem como adeptos a este assunto.

A diminuição do uso de recursos naturais também pode ser integrado no dia a dia do estoque sem que isso prejudique o andamento das atividades. Uma boa opção para não fugir deste objetivo é aderir empilhadeiras que tenham peças que aumentem seu fator econômico. Por exemplo, algumas dessas podem ser as lâmpadas de led, luzes que desligam sozinhas após uso, dentre tantas outras.

2- Administre melhor o espaço

Com empilhadeiras de maior economia de energia, fica mais fácil aplicar uma organização otimizada do ambiente. Desta forma, a boa gestão do espaço do depósito sustentável pode torná-lo mais propício a entrada de luz natural no ambiente e aumentar as opções de saída de produtos. Assim, a forma como toda carga é disposta dentro do armazém caracteriza o quão sustentável ele é.

Por isso, potencializar a maneira de como posicionar os produtos nas prateleiras pode ser eficaz para reduzir a necessidade de expandir o local. Em muitos casos, a arrumação sustentável reduz o número de perda dos produtos com validade aproximada. Desta forma, com ela é mais fácil aplicar a logística de revisão de estoque. A dica, neste sentido, é investir na verticalização do estoque.

3- Aumente o índice de reciclagem

Em um armazém de produtos é comum existirem muitos materiais que possam ser utilizados mais de uma vez. O reuso destes, assim, simboliza uma das formas de reciclagem. Por exemplo, podemos citar: caixas de papelão, revestimentos de isopor e plásticos em geral. Caso não sejam aplicáveis à função inicial deles, poderão ser transformados em objetos que participam da administração, dependendo da especificação de cada um.

Portanto, a reciclagem funciona como um processo que colabora para a diminuição de lixo no estoque e, também, prevê a diminuição de compras no dia a dia. Ela faz parte do processo que aumenta a capacidade do depósito sustentável.

4- Aplique a tecnologia de forma consciente

Com empilhadeiras e paleteiras de alto índice tecnológico, o depósito sustentável poderá desfrutar de uma nova estratégia. Isso é, a partir da aplicação destes instrumentos no desempenho do trabalho será possível atingir uma nova maneira de usar os recursos naturais. Por isso, o investimento em tecnologia, assim como a reciclagem, aumenta a possibilidade de economia.

Por mais que pareça contraditório, a tecnologia é uma grande aliada de quem pretende iniciar uma trajetória de sucesso até o nível mais elevado de sustentabilidade.

Escolha a Simaq!

Gostou do nosso artigo e ainda não sabe onde comprar ou alugar empilhadeira? Escolha a Simaq! Nós disponibilizamos os melhores maquinários para acelerar a logística no seu depósito sustentável. Por isso, entre em contato conosco para saber qual modelo de empilhadeira ou paleteira melhor atende às necessidades do seu negócio.

Em nosso blog, encontre outros artigos com o conteúdo exclusivo que já produzimos especialmente para você. Lá estão:

Nos siga em
Fechar
× Orçamento via Whatsapp