29
Junh

Corretiva e preventiva: conheça os tipos de manutenção

Em Dicas

Se você está atrás de informações sobre manutenção corretiva e preventiva, saiba que estamos falando de empilhadeiras e paleteiras. Equipamentos extremamente importantes para carga, descarga e locomoção de cargas em estoques verticais. Assim como toda ferramenta, é chegada a hora de realizar manutenções. Separamos ao longo deste artigo as principais características da corretiva e preventiva, dois tipos de manutenção para o segmento. Confira com atenção, a seguir!

Manutenção corretiva e preventiva: informações úteis!

imagem de paleteira vendida na Simaq

Empilhadeiras e paleteiras

Antes de entender o que é a corretiva e preventiva quando se fala de manutenção, vamos entender o objeto principal. As empilhadeiras e paleteira são equipamentos, cada uma com suas funções, que, no geral, contribuem para a verticalização do estoque. Essas máquinas suportam cargas pesadas e se encaixam em supermercados, indústrias, galpões e empresas com estocagem.

Importância da manutenção

Investir na manutenção é investir na vida útil do equipamento. São cuidados na estrutura que revitalizam peças que estão em desgaste. Para os dois tipos, corretiva e preventiva, é essencial manter uma periodicidade para não cair em prejuízo com o equipamento falhando. Para isso, consulte sempre o profissional na hora da manutenção.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é responsável por cuidar da troca de peças desgastadas e danificadas, verificar o funcionamento do equipamento e outros reparos diversos. Ou seja, é para quando o problema já aconteceu e precisa ser solucionado. Comumente, a corretiva é solicitada em casos mais urgentes.

Manutenção preventiva

Para não chegar a esses casos urgentes, realize sempre a manutenção preventiva. Ela faz a limpeza de lubrificação do equipamento, bem como regulagens, ajustes, reapertos, troca de filtros, verificação dos níveis de óleo, parte hidráulica e elétrica e outros pequenos reparos. É a solução para impedir grandes transtornos.

Reforma

Em casos mais graves é optar pela reforma. Em nosso artigo sobre reforma de empilhadeiras explicamos melhor o processo. Basicamente, o resultado é na desmontagem geral. Com isso, a mecânica completa – hidráulica e elétrica – é revista. Em determinados casos pode ocorrer a pintura do equipamento também.

Quando e como solicitar?

paleteira vendida na SIMAQ

Como dito anteriormente, a periodicidade das manutenções corretiva e preventiva que vai ditar o correto funcionamento dos equipamentos. Avalie junto a um profissional as condições de sua empilhadeira e/ou paleteira. A partir dos dados coletados, defina, na planilha de investimentos, o intervalo de tempo para esse serviço. Vale lembrar que é extremamente necessário e influencia diretamente nas receitas da empresa.

Para solicitar qualquer uma das duas manutenções, corretiva e preventiva, ou até a reforma, conte com a Simaq. Estamos há quase três décadas no mercado de venda e aluguel de empilhadeiras e paleteiras. E, consequentemente, nos serviços de manutenção. Realizamos aluguel de empilhadeira, locação paleteira e aluguel de transpaleteira para o Rio de Janeiro. Visite a página de manutenção de empilhadeiras e paleteiras e solicite um orçamento. Se preferir, entre em contato. Estamos aguardando para melhor lhe atender!

Nos siga em
× Chamar no WhatsApp!