29
Novembr

Como ser um bom operador de empilhadeira em 3 passos

Em Dicas

O operador de empilhadeira é uma profissão indispensável dentro dos estoques. Afinal, sem um profissional especializado na operação do equipamento logístico seria impossível realizar a correta movimentação de cargas pesadas. Portanto, saber como ser um bom operador de empilhadeira é fundamental para ter o reconhecimento necessário dentro das empresas. Veja quais habilidades e características não podem faltar!

Afinal, como ser um bom operador de empilhadeira?

1- Capacitação é o fator principal

Entenda como ser um bom operador de empilhadeira

Operar uma empilhadeira exige muito conhecimento do profissional. Afinal, é necessária muita técnica para manobrar a máquina e transportar itens pesados dentro dos estoques. Por isso, buscar uma capacitação é fator fundamental para saber como ser um bom operador de empilhadeira.

O profissional deve fazer um curso de qualificação de operação de empilhadeira. Esse é um grande diferencial no mercado, visto que oferece benefícios à carreira do funcionário. Por exemplo, operadores devidamente treinados têm maior produtividade e rendimento no trabalho, além de evitarem perdas ou danos da carga.

2- Cuidado com a carga

Como ser um bom operador de empilhadeira sem ser cauteloso? Não é possível! O ato de manusear as cargas é minucioso e deve ser feito com muito cuidado para que nenhum item quebre durante o transporte. Para isso, existem técnicas de carregamentos de paletes que devem ser seguidas à risca. Desse modo, evita-se que as máquinas e os materiais caiam e sofram avarias.

O profissional deve ter preocupação com o carregamento e descarregamento, números dos paletes, entre outras questões. Além disso, é preciso ser responsável para que não haja acidentes de trabalho graves durante a operação.

3- Conhecimento das normas de segurança

como ser um bom operador de empilhadeira e as normas de segurança

A segurança é o principal elemento da operação de empilhadeira. O trabalho pode conter riscos de acidentes com cargas e pedestres, podendo acarretar em prejuízos à empresa e ao bem-estar das pessoas envolvidas. Portanto, além da certificação e do uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual), o operador deve ter pleno conhecimento das normas de segurança.

Para saber como ser um bom operador de empilhadeira, é necessário entender o que diz a Norma Regulamentadora 11 (NR-11). Nesse texto, existem todas as regras de segurança que dizem respeito à movimentação, transporte, armazenagem e manuseio de materiais. A Norma Regulamentadora 12 (NR-12) também deve ser estudada pelo operador, visto que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

Check-list dos requisitos básicos

  • Ter no mínimo 18 anos;
  • possuir CNH com habilitação na categoria B;
  • ter ensino fundamental completo;
  • certificado do curso de qualificação profissional para operador de empilhadeira;
  • conhecimentos referentes às normas NR-11 e NR-12;
  • treinamento com aulas práticas supervisionadas.

Gostou da informação? Não deixe de conferir outros artigos no blog da Simaq. Somos especialistas em locação de empilhadeiras e paleteiras. Confira outros artigos que podem ser úteis para você:

Nos siga em
× Orçamento via Whatsapp