01
Agost

Como inovar em armazenagem e movimentação de materiais

Hoje, são muitas empresas que lidam diretamente com a locomoção de materiais para realizar entregas posteriores. Com o serviço, buscam, de diversas formas, maneiras de inovar na armazenagem e movimentação de materiais. Para isso, existem métodos de gestão e até ferramentas tecnológicas que contribuem para o processo. Conheça, neste artigo, as principais ideias inovadoras do segmento.

Dicas para inovar na armazenagem e movimentação de materiais

Um armazém cheio de caixas durante o processo de armazenagem e movimentação de materiais

Estratégia

É preciso estabelecer uma estratégia de armazenamento. Assumir esse papel está ligado no cumprimento de todas as necessidades. A fábrica e fornecedor estão em constante contato antes, durante e depois das locomoções das mercadorias. O armazenamento é o conjunto de ações internas que demandam tecnologia e mão de obra humana. Como não agrega valor, e sim está inclusa nos custos de um produto, a armazenagem melhora o contato com clientes, reduz custos de fretes e otimiza a produção.

Localização e espaço

Dentre as maneiras de armazenagem e movimentação de materiais, está o estudo de localização e análise de espaço. Por meio de análise, deve ser escolhida uma localização favorável às áreas do negócio. Pensar em fontes de fornecimento, concentração de consumidores, acessibilidade para transportes, locação do imóvel, sistema tributário e etc. E a análise de espaço é para suportar os volumes movimentados, quanto pesam, frequência em que chegam, área de picking, equipamentos e etc.

Classificação de produtos

Classificar os produtos e definir categorias colabora para execução saudável de armazenagem e movimentação de materiais. Separar por produtos intermediários, produtos mais relevantes e produtos restantes é regra básica. Outras classificações possíveis: custo do estoque, margem de lucro, giro do produto e etc. Com o planejamento correto, é possível gerir a estocagem, transporte e produção.

Endereçamento e separação

Na gestão de armazenagem e movimentação de materiais, dois pontos se destacam: endereçamento e separação. O primeiro, incide sobre a localização no armazém para cada material mediante classificação (citada anteriormente). Isso ajuda a identificá-lo e gera mais produtividade. Já a separação de pedidos trabalha sobre o fluxo de materiais. Nessa hora, são definidos os equipamentos necessários para a separação.

Docas

Docas permitem a conexão dos caminhões de transporte de cargas com as paredes do armazém. Definir o número ideal de docas facilita o fluxo e todo rendimento do espaço. É de extrema importância e intransferível pensar na quantidade de veículos e quais são os tipos, tempo para carga e descarga, quais são essas cargas, operação de crossdocking, devoluções e etc. Ou seja, pensar em todas as demandas e definir o melhor para a armazenagem e movimentação de materiais.

Como a tecnologia pode ajudar?

Caixas dispostas em fileiras durante o processo de armazenagem e movimentação de materiais

Contar com a tecnologia na armazenagem e movimentação de materiais facilita todas as etapas citadas ao longo deste artigo. A tecnologia pode estar aplicada, inclusive, nos equipamentos que movimentam as cargas e fazem parte da gestão. Conte com a Simaq. Fornecemos locação de empilhadeira, aluguel de transpaleteira, locação de paleteira, peças para paleteiras, peças para empilhadeira e muito mais. Entre em contato e solicite seu orçamento!

 

Nos siga em
× Chamar no WhatsApp!