06
Outubr

Você conhece a classificação das empilhadeiras? Veja neste artigo!

As empilhadeiras são máquinas que contribuem para empilhar e arrumar produtos em armazéns em todo o mundo. Estas tornam a rotina de produtividade mais elevada e geram mais otimização nos espaços.

Neste artigo, trouxemos a classificação das empilhadeiras orientada pela WITS, World Industrial Truck Statistics, entidade responsável por desenvolver pesquisas sobre o comércio de caminhões industriais a nível global. A organização orienta a existência de 5 tipos de empilhadeiras. Continue a leitura para descobrir quais são eles.

Classificação das empilhadeiras: descubra as 5 classes!

Operador conhece a classificação das empilhadeiras

A classificação das empilhadeiras criadas pela World Industrial Truck Statistics é válida universalmente. Com isso, se aplica a todos os fabricantes destes maquinários ao redor do mundo.

Na sequência, veja quais são as 5 classes de empilhadeiras!

Classe 1: empilhadeiras elétricas de contrapeso com operador sentado

Neste modelo de classificação das empilhadeiras, há possibilidade de equipar o maquinário com pneus macios. Estes são indicados para uso externo enquanto os pneumáticos devem ser aplicados em áreas externas. Vale ficar atento a isso.

Empilhadeiras de classe 1 utilizam baterias industriais e são recomendadas para quem deseja boa velocidade para ciclos curtos de operação. Além disso, têm baixa altura de elevação.

Classe 2: empilhadeiras elétricas de armazém com operador sentado

O conjunto que compõe a classe 2 também recebe o nome de ‘’empilhadeiras elétricas retráteis”. Estas são notadas como as mais indicadas para operação em ambientes apertados. Mantém boa velocidade e eficiência com a melhor utilização entre 7 e 10 metros de altura.

Assim como na classe anterior, o operador se mantém sentado.

Classe 3: empilhadeiras elétricas de armazém com operador a pé

Na classificação das empilhadeiras de classe 3, o operador ficar a pé ou a bordo. Neste caso, o equipamento poderá ser chamado de “paleteira” ou “transpaleteira elétrica” devido a essa funcionalidade. São próprias para movimentação horizontal em espaços reduzidos.

As paleteiras e transpaleteiras elétricas são capazes de transportar até 1.600 quilos.

Classe 4: empilhadeira a combustão de contrapeso com pneu maciço

O que diferencia a classe 3 da classe 4 é a aplicação de pneus diferentes. Nesta classe usa-se pneus maciços, indicados para ambientes internos.

Essas máquinas são indicadas para operações internas onde o piso é perfeito. São conhecidas como “compact’” e “spacesaver”.

O operador deve se manter sentado durante a movimentação.

Operador sorridente sabe a classificação das empilhadeiras

Classe 5: empilhadeira a combustão de contrapeso com pneu pneumático

Por fim, dentre a classificação das empilhadeiras, a classe 5 tem destaque! Pode ser usada tanto em ambientes internos quanto em externos. Tratam-se de máquinas indicadas para operações de carga e descarga em pátios pavimentados.

Além disso, pode fazer uso dos seguintes combustíveis: gasolina, diesel ou gás natural.

A SIMAQ tem a melhor solução para você!

Gostou de conhecer a classificação das empilhadeiras e já sabe qual melhor atende sua necessidade? Nossa empresa atua há mais de 30 anos com os serviços de aluguel e venda desses maquinários. Entre em contato conosco para saber mais informações e faça um orçamento! Estamos esperando por você.

Leia outros conteúdos exclusivos como este em nosso blog. Veja:

 

Fechar
× Orçamento via Whatsapp