04
Mai

Checklist de empilhadeira: o que checar antes da operação?

Todos os dias de trabalho dentro dos estoques e armazéns devem ser precedido de análises dos equipamentos, principalmente das empilhadeiras. O operador precisa inspecionar diversos itens do maquinário para garantir que ele estará em ótimas condições durante todo o expediente. Além de certificar a eficiência, também promove a segurança de todos os envolvidos no processo. Leia este artigo até o final e descubra como fazer o checklist de empilhadeira diário!

Pontos de atenção do checklist de empilhadeira

operadores realizando checklist de empilhadeira

Pneus

O primeiro ponto que deve ser analisado no checklist de empilhadeira é a condição dos pneus. É preciso verificar se não há nenhum corte ou se os pneus estão murchos.

Garfos

Nesta etapa, o operador deve se certificar de que os garfos não estão empenados.

Cabine

Depois de verificar os componentes externos, o operador deve seguir para a cabine para dar continuidade ao checklist de empilhadeira. O profissional deve subir na máquina de frente, sempre segurando com a mão esquerda e apoiando com o pé esquerdo. Uma dica importante: o volante nunca deve ser usado como apoio.

Na cabine, é preciso checar os seguintes itens:

  • cinto de segurança;
  • extintor de incêndio;
  • painel de instrumentos;
  • giroflex;
  • luz de ré;
  • sirene;
  • buzina;
  • faróis.

Caso um dos componentes apresente defeito, o operador deve anotá-lo no relatório diário. Em seguida, o documento deve ser encaminhado para o setor de manutenção.

Óleo do motor, da transmissão e hidráulico

Na sequência, é necessário vistoriar os óleos essenciais, como do motor, da transmissão e hidráulico.

Cilindro de gás ou bateria

De acordo com o modelo de empilhadeira usado, esta etapa pode sofrer variações.

Nas empilhadeiras a gás, é preciso verificar a mangueira do cilindro e o componente em si. Fique atento a possíveis vazamentos.

Agora, no caso das empilhadeiras elétricas, deve-se observar as conexões da bateria. Veja se há necessidade de recarga ou existência de oxidações no dispositivo.

Máquina ativada

Após fazer o checklist de empilhadeira com a máquina desligada, o operador deve ligar o equipamento para checar outros itens importantes. São eles: alavancas de acionamento, sistema de freio e vazamento de óleo.

Precisa de manutenção e peças novas? Conte com a Simaq!

operadora realizando checklist de empilhadeira

Após completar o checklist de empilhadeira, você identificou grandes falhas no maquinário? Não se desespere! A Simaq tem o serviço de manutenção de empilhadeira perfeito para você! Temos 30 anos de experiência no mercado e sabe exatamente como agir para recuperar as condições do seu equipamento.

Além disso, também oferecemos peças novas para todos os modelos de empilhadeira. Entre em contato conosco e desfrute dos benefícios do nosso serviço!

Este artigo foi útil para você? Então, continue lendo sobre o assunto no blog da Simaq! Separamos alguns artigos para você aproveitar:

Fechar
× Orçamento via Whatsapp