04
Agost

Conheça 3 atividades primárias da logística que você não pode ignorar!

A logística é uma especialidade da administração que possui diversas atividades, como armazenamento, etiquetagem, recebimento, entre outras. Entre todas elas, existem três que se destacam, chamadas de atividades primárias da logística. Elas ajudam na redução de custos e na melhora do nível de serviço. Quer saber quais são as atividades essenciais da logística? Leia este artigo até o final e descubra!

Conheça as 3 atividades primárias da logística!

1) Transporte

Caminhão sendo usado nas atividades primárias da logística

O transporte faz parte das atividades primárias da logística. Este setor pode absorver de ⅓ a ⅔ dos custos logísticos de uma empresa. Quando uma empresa decide transportar seus produtos, ela pode optar por 5 modais de transporte diferentes:

  • rodoviário;
  • aeroviário;
  • aquaviário (marítimo e fluvial);
  • ferroviário;
  • dutoviário.

Em alguns casos, as empresas optam por fazer uma combinação entre eles. Este processo pode ser multimodal ou intermodal. Além disso, o transporte agrega um valor de lugar ao produto. Isto ocorre quando o serviço é feito de forma eficiente, transportando o produto do estoque à residência do consumidor.

2) Manutenção do estoque

O segundo processo que compõe as atividades primárias da logística é a manutenção do estoque. Assim como os transportes, os estoques também podem absorver de ⅓ a ⅔ dos custos logísticos. Isso ocorre devido ao fato de que há um custo para manter uma mercadoria guardada, bem como para manuseá-la e conservá-la.

Os estoques agregam valor de tempo ao produto. Este pode ficar guardado por dias, semanas, meses ou anos, podendo se tornar obsoleto. Ou seja, qualquer estoque parado não está sendo vendido. Ele tem o seu valor, mas não se transforma em lucro para a empresa.

Além disso, o estoque tem outro papel muito importante: serve como amortecedor entre a oferta e a demanda. Alguns períodos são marcados por grandes vendas, enquanto outros são conhecidos pelo desinteresse dos clientes por novos produtos. Por isso existe o estoque, para garantir que o produto sempre esteja disponível. Ele assegura esse equilíbrio.

3) Processamento de pedidos

Mulher verificando pedidos durante as atividades primárias da logística

O último item que compõe as atividades primárias da logística é o processamento de pedidos. Este processo dá início à movimentação de produtos e entrega de serviços. Por exemplo: quando o cliente vai em alguma loja, o vendedor colhe as informações do produto desejado e os dados pessoais do próprio consumidor. Isto é feito para que a entrega da mercadoria seja programada corretamente.

As informações são repassadas ao estoque, a disponibilidade do produto é verificada e a equipe da roteirização planeja a entrega. Horários, frotas de veículos, motoristas, rotas e outros dados são idealizados nesta etapa.

Em resumo, podemos dizer que o processamento de pedidos associa os estoques e os transportes ao cliente em si. Inclusive, possui baixo custo em relação às outras atividades primárias da logística.

Círculo crítico da logística

A junção das três atividades primárias da logística forma um círculo crítico:

  1. o pedido do cliente é processado;
  2. as informações são repassadas ao estoque;
  3. o estoque separa o material na quantidade solicitada;
  4. o transporte efetua a entrega no horário e local determinados.

Sendo assim, nenhuma das etapas acima pode falhar! Caso contrário, o produto não será entregue de maneira correta. Lembre-se: a missão da logística é entregar o produto certo, na hora certa, na quantidade certa e no lugar certo. Tudo isto, claro, com o menor custo possível.

A Simaq pode te ajudar a ter um estoque eficiente!

A manutenção do estoque pode ser facilitada com o uso de equipamentos de movimentação de materiais. Por exemplo: empilhadeiras e transpaleteiras. Estas são duas máquinas fundamentais para garantir uma manutenção de estoque eficiente, rápida e competente. Sendo assim, você poderá organizar uma das atividades primárias da logística para obter sucesso no seu negócio!

A Simaq possui mais de 30 anos de experiência na venda e aluguel de empilhadeiras e paleteiras. Além disso, também vendemos peças e acessórios destas máquinas. Entre em contato agora mesmo e peça já seu orçamento!

Gostou deste artigo? Acompanhe o blog da Simaq e fique por dentro de todas as novidades! Lá, já falamos sobre o uso de paletes nos estoques, como realizar a movimentação de estoque, estoque de produtos e as maneiras de armazenar mercadorias e muito mais! Confira!

 

 

Fechar
× Orçamento via Whatsapp