14
Janeir

Armazenagem e estocagem: quais são as diferenças?

Os termos armazenagem e estocagem são comuns no cotidiano de um estoque e sua gestão. Ambos os termos possuem semelhanças entre si, embora não sejam equivalentes. Historicamente, a logística sempre foi um dos departamentos que trazem mais benefícios dentro de uma empresa. Entretanto, precisam ter alternativas para manter certa qualidade de serviço sem precisar gastar valores exorbitantes nas suas produções. Sendo assim, é preciso se aprofundar em todos os processos da cadeia de negócios. Para isso, continue lendo esse artigo que a SIMAQ preparou para você.

Saiba quais são as diferenças entre armazenagem e estocagem

Saiba as diferenças sobre armazenagem e estocagem

Armazenagem

A armazenagem é uma atividade relacionada à logística, sendo essencial para os processos da cadeia de suprimentos. Este é um conceito amplo que engloba processos logísticos relacionados à distribuição de mercadorias, fluxo de produtos, equipamentos e tecnologias utilizados. Além de embalagem, retirada de itens, expedição de produtos e afins.

Entre as diferenças da armazenagem e estocagem, está que na primeira é possível criar um fluxo de mercadorias entre pontos diferentes. Por exemplo, entre distribuidores e comércio ou varejista e atacadista. Ou seja, os processos logísticos de transferência de mercadorias, a armazenagem permite que os produtos sejam guardados antes de chegar ao consumidor final.

A armazenagem de produtos e mercadorias exige rigidez no controle, com a elaboração de inventários e dos custos diretamente relacionados ao armazenamento.

Neste processo, é incluído todas as atividades dos pontos de distribuição de mercadorias e materiais. Sendo assim, as atividades em depósitos, centros de distribuição e almoxarifados participam do sistema de armazenagem de uma empresa.

Estocagem

A armazenagem e estocagem, apesar de possuírem diferenças, possuem pontos de união. A estocagem é apenas uma das atividades da armazenagem. Este termo refere-se à uma das diversas atividades da linha de produção que remetem ao fluxo de materiais.

Sendo assim, a estocagem é o processo de armazenar mercadorias em um local protegido. Com elas armazenadas, caso não estejam em uso no momento, podem ser planejadas para o futuro.
A estocagem está relacionada diretamente com a armazenagem, sendo uma das ações na linha de produção da empresa. Entretanto, a estocagem não funciona como um processo de armazenagem, devido a amplitude desta.

A armazenagem e estocagem são essenciais nos processos logísticos. No caso da armazenagem, é possível que não funcione corretamente caso não haja uma estocagem bem definida. Afinal, sem um estoque totalmente funcional não há processo de armazenamento.

É possível trabalhar armazenagem e estocagem em conjunto controlando a entrada e saída dos produtos e na gestão de estoque. Além disso, pode-se registrar adequadamente as operações, separar e catalogar itens, otimizar o espaço do estoque e muito mais.

Caso você tenha gostado do conteúdo e deseja comprar ou alugar uma empilhadeira ou paleteira, conte com a Simaq. Temos 30 anos no mercado, com profissionais qualificados para atender às suas necessidades. Além disso, oferecemos o serviço de manutenção de empilhadeiras e venda de acessórios e peças. Entre já em contato conosco e saiba mais sobre a qualidade do nosso trabalho!

Nos siga em